terça-feira, 29 de janeiro de 2019

--Curitiba

📌CURITIBA📌








Município localizado no sul do país, mais precisamente capital do Paraná, sendo a oitava mais populosa do Brasil. O nome da cidade veio da expressão "kur yt iwa", usada pelos índios tingui, que significava lugar cheio de pinheiros.
É também conhecida pelas suas áreas verdes e planejamento urbano.
___

DIA 1
Aproximadamente às 8h e fomos até a Praça Tiradentes, de onde partiria a “jardineira”. Parte superior descoberta (sem teto). E junto, sempre, acompanha um ônibus normal, de apenas um andar. Claro embarcamos no de 2 andares, e já fomos para parte superior.😉
Informações sobre esse passeio acessem o link👇
http://www.curitibacity.com/pt/linha-turismo-jardineira.html


Passamos pelo Teatro Paiol👇, um espaço cultural e auditório para teatro e espetáculos musicais.🎶 


Mas nossa primeira descida foi no Jardim Botânico, ou Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, um dos principais pontos turísticos da cidade, localizado do Jardim Botânico.   
Inaugurado em 1991, o jardim contém espécies do Brasil e do exterior, em uma estufa construída em estrutura metálica toda revestida de vidro, com jardim e uma área enorme com trilhas para caminhadas.


Informações gerais do Parque acesse o link👇
http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/jardim-botanico/1674

Mais ou menos 1h de caminhada até o Parque Capão de Imbuia, possui 39 mil metros de densa mata, com árvores nativas. Aqui o vistante poderá aprender sobre a fauna e a flora local no Museu de História Natural, uma das principais atrações do local.


Informações gerais do Parque acesse o link👇
http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/bosque-capao-da-imbuia/1311

Retornamos ao Jardim Botânico, para o primeiro reembarque na jardineira. Depois de um longo percurso (dessa vez na parte inferior), desembarcamos no Bosque do Alemão, uma antiga chácara de 38 mil m² da família Schaffer, formada por mata nativa densa, e foi criado para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba. 


Informações gerais do Parque acesse o link👇
http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/bosque-alemao/1099

Mais um reembarque, rumo a Ópera de Arame, é um teatro, feito de tubos de aço e estruturas metálicas, 
com teto em policarbonato e capacidade para 2.400 espectadores. A entrada é por uma ponte de ferro vazado, sobre um lago onde se consegue ver peixes e cisnes.



Informações gerais do Parque acesse o link👇
http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/opera-de-arame/1611

Como era ao lado, fomos caminhando para a cratera da Pedreira Paulo Leminski👇 (espaço de espetáculo ao ar livre).


Andamos aproximadamente entre 45 minutos até o  Parque Tanguá, um dos principais parques da cidade, inaugurado em 1996, e construído onde existiam 2 pedreiras, atualmente desativadas.



Com uma área de 235 mil m², possui dois lagos e um túnel artificial de 45 metros, que pode ser atravessado à pé por uma passarela👇 sobre a água.



Informações gerais do Parque acesse o link👇
http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/parque-tangua/1534

Bora conhecer o Parque Tingui, com uma área de 380m², possui lagos, pontes de madeira coberta, parque infantil, ciclovia e muita área verde. Uma das principais atrações é o Memorial Ucraniano, inaugurado em 1995, em homenagem aos imigrantes ucranianos que vieram para essa região do Brasil no século XIX. 


Informações gerais do Parque acesse o link👇
Mais um reembarque (o terceiro), agora passamos pelo Restaurante Madalosso, e pelo Parque Barigui, um dos maiores parques da cidade com nada menos que 1,4 milhão m²😮😮. Além de muita área verde e um grande lago de 400 mil m² formando uma represa. Fora isso conta também com:  sede campestre, churrasqueiras, equipamentos de ginástica, restaurantes, canchas poliesportivas, quiosques, Museu do Automóvel, Estação Maria Fumaça, parque de exposição, parque de diversão e pista de bicicross. Demais né!!


Informações gerais do Parque acesse o link
http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/parque-barigui/1702

Último passeio do dia, o Mirante da Torre Telefônica, com 109,5 metros de altura, inaugurada em 1991, do alto é possível ter uma visão de 360º da cidade. Já no térreo possui o Museu do Telefone e uma sala para sessões de vídeo, sobre Curitiba.


Informações de horários e ingressos acessem o link👇
http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/torre-panoramica/80

Novamente reembarcando na jardineira e fomos até à Praça Tiradentes, nosso ponto de partida.


DIA 2
Hoje o passeio seria caminhar pela ruas da cidades e iniciamos nas imediações da Catedral👇 e Praça Tiradentes. 


Logo paramos no Paço da Liberdade, que já foi sede da Prefeitura e hoje é um centro cultural multifuncional administrado pelo SESC.


Dali seguimos para o Largo da Ordem. Por ali tem famosas Igrejas, o Belvedere, as Ruínas, resquícios de uma construção inacabada do que viria a ser a Igreja de São Francisco de Paula e depois seguimos para Museu Paranaense.  


Agora Memorial Árabe, Colégio Estadual do Paraná e Passeio Público, muito verde, espaço de lazer, lagos, pontes e ilhas, um ótimo lugar para desfrutar umas horinhas bem na região central da cidade.


Mais informações sobre o parque acessem o link👇
http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/passeio-publico/1617

Seguimos caminhando até ao Bosque João Paulo II, inaugurado em 1980 depois que o Papa visitou Curitiba, com uma área de 49 mil m². Existem ainda sete casas👇 construídas pelos poloneses com troncos de pinheiro encaixados. Anualmente no bosque realizam-se eventos culturais de tradição polonesa. 


Mais informações sobre o parque acessem o link👇
http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/bosque-do-papa/1104

Ao lado do bosque o famoso Museu Oscar Niemeyer, alguns conhecem como "museu do olho". 


É um complexo de dois prédios, destinado a obras de arte. O foco da instituição são as artes visuais, a arquitetura e desing.


Ingressos e horários acessem o link👇
http://www.museuoscarniemeyer.org.br/visite/ingressos-horarios

Depois de visitarmos o Museu seguimos para o Centro Cívico, Palácio do Governo do Estado, Prefeitura e seguimos para o Shopping Mueller, Praça 19 de Dezembro, Universidade do Paraná e o teatro Guairá.

DIA 3
O dia seria de caminhada para conhecer mais alguns pontos da cidade, vamos apenas citar os lugares que passamos, pois nenhum deles foi de visitação e não são considerados locais super turísticos. Foram eles: Prédio dos Correios no centro, Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, Estádio Durival Britto, pertencente ao Paraná Clube, Fundação Cultural de Curitiba e Paróquia do Imaculado Coração de Maria, Estádio do Clube Atlético Paranaense, a Arena da Baixada. 

Chegamos à Praça do Japão👇uma homenagem a imigração japonesa, possui lago de carpas, cerejeiras enviadas do Japão, cerimônia de chá e biblioteca.


Seguimos caminhando, passando pela Igreja do Batel, e pelo imponente Castelo do Batel, que atualmente é um centro de eventos, mas já abrigou hospedes ilustres até famílias de políticos... 


Continuando a caminhada passamos pela Praça General Osório, pela Rua 24 Horas, Praça Ruy Barbosa, e depois fomos conhecer o famoso Shopping Estação que no mesmo espaço encontra-se o Museu Ferroviário de Curitiba, com exposição de peças históricas e suas instalações buscam reproduzir o antigo funcionamento da estação.


Informações sobre o museu acessem o link👇
http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudos/museus/140/2

Depois fomos conhecer o Museu do Expedicionário, apresenta a história da participação Brasileira na Segunda Guerra Mundial, em especial os soldados paranaenses. Possui documentos da época, mapas, livros, materiais bélicos e armamento utilizado na guerra.


Assim foi nossa trip por Curitiba, adoramos essa cidade e pretendemos voltar um dia!!😉

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial