terça-feira, 29 de janeiro de 2019

--Foz do Iguaçu


 📌FOZ DO IGUAÇU

         






Município Brasileiro no Estado do Paraná, conhecido internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 maravilhas da natureza e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu a segunda maior do mundo em tamanho e a primeira em geração de energia. 
A cidade faz fronteira com Paraguai e Argentina.

DIA 1
Com uma enorme e bela entrada, iniciamos nosso passeio pelo Parque Nacional do Iguaçu (FOTO). Com o ingresso na mão, ficou fácil. Foi entrar e ver os ônibus que transportam os turistas para o  interior do parque.
Todas as informações de passeios acessem o link👇http://www.cataratasdoiguacu.com.br/


Poucos minutos no ônibus, mais ou menos na metade do percurso, aconteceu o desembarque no local onde se inicia o passeio do Macuco Safari (FOTO). O passeio começou com todos caminhando por entre a mata em uma trilha muito bonita, com o piso em madeira e guarda corpo de ambos os lados. Chegamos em um local com veículos estacionados.



Embarcamos e fomos conduzidos até o rio, em um “píer”, de onde saem os botes para as cataratas. 



Embarcamos e fomos super próximo às quedas d’água, ou melhor, Cataratas (FOTO)!!!! Uma emoção incrível e indescritível, em alguns momentos dá até um medinho, tamanha imensidão de tudo aquilo! Nos molhamos, claro! 😰! Delícia! Que passeio sensacional, muita adrenalina!



De volta ao “píer”, já perto das 12h, retornamos com os veículos especiais ao local de partida, pela trilha, para finalmente chegar ao ponto de ônibus na estradinha.

Depois embarcamos no ônibus e fomos conhecer as Cataratas, mas agora pelo lado de cima (FOTO), nos caminhos para turistas. A vista é simplesmente maravilhosa!!! 



Segundo informações não estava em época de cheia, e sendo assim, o volume de água não era o máximo (FOTO). Bem, se o espetáculo era em estiagem, imagine em época de cheia!!! 


À tarde foi a vez de conhecer a  Usina Binacional de Itaipu!! Para informações sobre visita e ingressos acessem o link 👇
https://ingressos.turismoitaipu.com.br/

Para visitar o local, foi preciso optar pelo passeio no penúltimo horário, uma vez que são programados e realizados de ônibus.
Existem diversos tipos de passeios, sendo o mais completo, o chamado Circuito Especial com duração aproximada de 2h30, esse foi o escolhido.

👉1ª PARADA – Estação Mirante Central e Painel do Poty
O visitante tem a visão panorâmica da barragem e do vertedouro. E conhece um painel em azulejos que retrata cenas marcantes da época da construção de Itaipu, composto pelo artista paranaense Poty Lazzarotto.
















👉2ª PARADA – Estação Barragem de Concreto
No alto da barragem onde estão localizadas as comportas de captação de água para as unidades geradoras, tem-se uma visão privilegiada do reservatório da usina e do Rio Paraná, que segue seu curso.




👉3ª PARADA – Estação Catedral
Já no interior da barragem, o visitante descobre a arquitetura côncava, similar a de uma catedral. Passa, ainda, ao lado de condutos (enormes “tubos” brancos) por onde escoam até 700 mil litros de água por segundo, ou metade da vazão das Cataratas do Iguaçu em cada um deles. E conhece o antigo leito do Rio Paraná.




👉4ª PARADA – Estação Edifício da Produção
Neste edifício estão os equipamentos que mantêm a usina em operação, inclusive as unidades geradoras. Os visitantes têm a oportunidade de observar o eixo de uma turbina em atividade.
            

👉5ª PARADA – Estação Sala de Comando Central
Aos olhos do visitante, técnicos controlam a operação da usina por meio de computadores e painéis eletrônicos. Uma faixa amarela no chão da sala representa a fronteira entre Brasil e Paraguai. A divisão é apenas simbólica, já que a usina pertence aos dois países.


👉6ª PARADA – Estação Canal de Fuga
Deste ponto, observa-se a água que passou pelas turbinas retornar ao Rio Paraná, seguindo seu curso natural.



👉7ª PARADA – Estação Galeria
Trabalhadores que andam de bicicleta ou carrinhos elétricos dão a dimensão dessa galeria, que possui 1 km de extensão. “Podem-se visualizar as tampas das 20 unidades geradoras.”



Além de ser um passeio incrível e diferente, aprendemos muito!!! Depois seguimos viagem para o Assunção/Paraguai.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial