terça-feira, 22 de janeiro de 2019

📌REPÚBLICA TCHECA
CZECH REPUBLIC

Praga

Considerada uma das cidades mais lindas do mundo, Praga destaque-se no leste europeu e o seu centro histórico é Patrimônio Mundial da Unesco, são 11 séculos de história.
A cidade é riquíssima em cultura, cheia de monumentos esplêndidos, e com uma arquitetura variada e deslumbrante!!

DIA 1
Ficamos hospedados próximos a Praça Venceslau (Wenceslas Square), no 💗 da Cidade Nova de Praga, é um bulevar com 750 metros, o mais movimentado da cidade e repleto de lojas, restaurantes, e com uma vida noturna super agitada.

Começamos o dia visitando a Kostel St. Ludmily (Igreja de São Ludmila) localizada na Námestí Míru (Praça de Míru/Praça da Paz), no distrito de Vinohrady - Praga 2.
Igreja neogótica construída entre 1.888 e 1.892, seu interior é iluminado por vitrais que retratam figuras de santos e está ricamente decorado com esculturas e pinturas. Entrada gratuita.

Logo atrás da Igreja está o Divadlo na Vinohradech (Teatro em Vinohrady), um dos principais da cidade, e com uma construção belíssima.

Seguindo a rua, o Edifício Pavilon, é tipo um shopping que vende de tudo. Galeria Pavilon onde existe várias exposições e apresentações.

Chegamos então, à Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Kostel Nejsvetejsiho Srdce Páne), edifício inspirado na Arca de Noé que contém símbolos reais, como a fachada e a cúpula do topo da torre.

Dessa praça onde está a igreja já era possível avistar a Torre de Televisão (Zizkovská Televizní Vez), com 216 metros de altura, pode ser avistada de qualquer ponto da cidade e de lá de cima a visibilidade é de um raio de 100 km ao redor.
O que chama bastante atenção nessa construção são as esculturas gigantes de bebes engatinhando para cima e para baixo nos pilares da torre.

Se preferir ter uma vista mais aconchegante, poderá desfrutar nessas cadeiras de balanço.

Mais uma igreja encontramos em nosso trajeto - Kostel Svatého Prokopa (Igreja de São Procópio), é uma igreja paroquial católica, localizada na Praça de Sladkovské, em Zizkov - Praga 3. Nosso objetivo era chegar e visitar o Museu do Exército (Armádní Muzeum Zizkov).

Mas quando chegamos para o nosso azar estava fechado,😩 pois não abre as segundas-feiras, apenas de terça à domingo, e também não podíamos voltar outro dia, porque já tínhamos muitos lugares para conhecer.
Uma breve explicação do museu: é uma das partes mais importantes do Instituto de História Militar em Praga, O IHM. É museu, biblioteca e instalações científicas do Ministério de Defesa da República Tcheca. Conseguimos esse registro na parte externa.

Dali, Námesti Republiky (Praça da República), fronteira da cidade velha e nova, um grande espaço perto do núcleo medieval da cidade. Super movimentado com shoppings e muitas lojas.

Nessa zona na praça estão muitos edifícios importantes, é um deles é a Old Town Hall (Câmara Municipal antiga), que foi construída em 1.338 para os vereadores da cidade velha. A parte mais antiga do conjunto inclui uma torre com capela de sacada e um relógio astronômico, onde a cada hora (entre 9h e 23h) desfilam 12 apóstolos e o local fica repleto de turistas.

Um outro local ali é o Prasná Brána (Torre da Pólvora), uma torre gótica, construída em 1.475 e é um dos portões originais da cidade, também separa a cidade velha da cidade nova.

Atravessamos esse portão👆 até a movimentadíssima Rua Prikope👇 que cruza com a Praça Venceslau.

DIA 2
Dia de conhecer o famoso Castelo de Praga, então pegamos o tram nº 22, próximo à Praça Venceslau e descemos na estação Prazský, que nos deixou do lado do Castelo, andamos praticamente 5 minutinhos em linha reta e logicamente já estava lotado de turistas.

Considerado o maior castelo do mundo, o complexo tem 72,5 mil m². Dentro desse local podemos caminhar gratuitamente pelos pátios e jardins.

Existem as seguintes opções de tickets: circuito A (longo), circuito B (curto), e circuito C (Tesouro da Catedral e a Galeria de Pinturas do Castelo). Optamos pelo circuito B.

1º Parada👉 Catedral de São Vito (St. Vitus Cathedral), a mais famosa de Praga, começou a ser construída no século 14, guarda a tumba Venceslau IV, as jóias da coroa e é o lugar de coroação dos reis da Boemia.

Quase 12h, horário da rápida troca da guarda na praça externa, o local fica muito lotado.

De volta ao Castelo: 2º Parada👉 Bazilika svatého Jiří (Basílica de São Jorge), com uma fachada barroca, simples até. Mas o interior é muito impressionante. Pedras branquíssimas de calcário com um visual deslumbrante e ainda abriga os túmulos de membros dos Presmilidas, a Capela de Santa Ludmila e Estátua de Brigitta.

3º Parada👉 Starý Královský Palác (Antigo Palácio Real), um amplo salão, onde aconteciam as festas, os banquetes, as coroações.

4º Parada👉 Zlatá ulička (Golden Lane), construída no século 16, abrigava os guardas do castelo, são pequenas casas pintadas em cores vivas.

Na saída da Praça Hradcany, existem diversos palácios: Palácio Episcopal...

...Palácio Sternberg

Palácio Martinic, Palácio Toscan e Palácio Schwarzenberg. Terminada essa praça subindo um pequeno morro está o Mosteiro de Strahov na antiga Igreja de São Roque, construída entre 1.603 e 1.612. O edifício da igreja é uma combinação de estilos góticos e renascentistas.

Depois, voltamos para o Castelo e descemos até à Malostranské👇, é um distrito de Praga e uma das mais importantes áreas históricas. Lá também está à St. Nicholas Church (Igreja de São Nicolau).

Seguindo pela Rua Mostecká, chegamos na tão famosa Charles Bridge (Ponte Carlos)👇, a mais antiga da cidade e também um dos principais pontos turísticos. Construída em 1.350 com função de ligar o Castelo e a Cidade Velha, que são divididas pelo Rio Vltava. Uma ponte cheia de histórias e esculturas religiosas, tendo até uma estátua de Jesus Cristo.

Há diversas apresentações na ponte e quando estávamos passando, esse grupo tocando!🎵

Vista da ponte para o rio e Castelo!!

Atravessamos a ponte e caminhamos beirando o rio até o National Theatro (Teatro Nacional), com apresentações de balé, ópera e drama.

Um pouco mais à frente a Dancing House (Casa Dançante), uma construção para lá de diferente, foi inspirada pelas habilidades de dança do famoso casal de filmes, a torre de pedra simboliza Fred Astaire e a torre de vidro, seu parceiro Ginger Rogers.
Podem ser visitados no prédio uma galeria e um restaurante com um terraço que oferece uma vista de 360º de Praga.

DIA 3
Começamos o dia no Kampa Island Museum, maior ilha da cidade, ideal para caminhar pelas ruas românticas, fazer piquenique, visitar o museu de arte moderna entre outros.

Lá também havia as estátuas de bebes - Crawling Babies, semelhantes aos da Torre de TV, que visitamos no primeiro dia.

Ainda na ilha, na Rua Maltézská Pomoc está o super famoso Lennon Wall.👇 Um muro todo grafitado e colorido que seu primeiro desenho surgiu nos anos 80, depois que um grupo de jovens checoslovacos decidiram espontaneamente homenagear o ex-beatle.

Praga City Hall, novo edifício da Prefeitura.

Old Town Square (Praça da Cidade Velha), entre a Praça Wenceslau e Ponte Carlos, onde também fica o relógio astronômico.

St. Nicholas' church (Igreja de São Nicolau), é a mais famosa igreja barroca de Praga, também localizada na praça acima. Sua construção durou cerca de 100 anos, e três gerações de grandes arquitetos barrocos.

Seguimos pela luxuosa rua Parizská, ao lado da igreja👆, para conhecer a Old Synagogue, o monumento mais antigo do gueto judeu da cidade e a mais antiga sinagoga conservada da Europa.

Dali, o Jewish Ceremonial Hall (Salão Cerimonial do Cemitério Judeu), construído em 1.906 e 1.908 no estilo neo-românico. Mostra as tradições de um enterro judeu e os locais onde foram realizadas as cerimonias relacionadas ao enterro.

Perto dali a ponte - Čechův Bridge é a décima e a mais curta ponte sobre o rio Vltava, foi construída entre 1.905 e 1.908. A construção também estava relacionada com a depuração do antigo gueto judeu, por isso liga o Parque Letná e o bairro judeu de praga.

Final da tarde, retornamos para a Wenceslas Square. Dia seguinte seguimos viagem para Plzen.