terça-feira, 22 de janeiro de 2019

--Plzen

📌REPÚBLICA TCHECA
CZECH REPUBLIC

Plzen





Cidade fundada no fim dos anos 1.200, pelo rei Vescelau II, hoje é a quarta maior cidade do país. Perto da fronteira com a Alemanha, foi aqui que surgiu a cerveja do tipo Pilsen e a economia da cidade gira em torna da Fábrica da Pilsner. Bora conhecer?? 

DIA 1
08h48, desembarque na imponente Plzeň Hlavní Nádraží, vindos de Praga. Logo ali em frente, um maravilhoso jardim florido. 


Fomos direto para Praça Safarikovy Sady, um enorme espaço verde, arborizado, ótimo para descansar e relaxar. 


Ainda nesse local estão as famosas estátuas de Spejbl e Hurvínek são uma dupla tcheca de comédia de bonecos. 


Em torno da praça está o Západoceské Muzeum v Plzni (Museu da Boêmia Ocidental), além de museu é também um centro de trabalho científico em várias disciplinas.


Daqui seguimos para Avenida Americká...


...e chegamos ao Pivovarské Muzeum (Museu da Cerveja), compramos os tickets para conhecer esse museu👇 que retrata a história da cerveja desde a pré-história até a atualidade e também a Fábrica da cerveja Pilsner Urquell que fica em outro prédio. 


No museu pudemos caminhar pelas caves e ver de perto como os habitantes desde o século 13, faziam desse local uma extensão de suas próprias casas. Estocavam comidas em túneis subterrâneos que mantinham a temperatura fria constante e interligava a cidade por baixo da terra.


Devido a esses locais subterrâneos foi que a cervejaria Pilsner escolheu o local para construir sua fábrica, pois precisava de temperaturas baixas e constantes para armazenar seus gigantes barris de madeira que permitiriam a baixa fermentação e o nascimento das primeiras Pilsen. 



No final recebemos um ticket para degustar uma Pilsner Urquell, em alguns bares selecionados da cidade e seguimos direto para a fábrica que fica uns 20 a 30 minutos dali.  


Passando esse portão de entrada👆 fomos aguardar nosso horário em um belíssimo museu👇 dentro da fábrica. Esperamos o guia e começamos nosso tour que durou aproximadamente 1h40 à 2h, onde conhecemos a história da Pilsner Urquell e do criador da cerveja pilsen, o bávaro Josef Groll.



Visitamos as instalações originais de 1.842 e as atuais, vimos os ingredientes utilizados na cerveja, e porque ela é diferente das outras e as técnicas centenárias que ainda são utilizadas.


No final somos levados aos túneis de armazenamento onde ficam os barris artesanais com cerveja ainda não pasteurizada, natural, no seu melhor sabor, que fomos convidados a experimentar. 


Finalizamos o passeio e o dia provando a mais legítima pilsen do mundo.



DIA 2
Centro histórico, mais precisamente na Náměstí Republiky (Praça da República), a principal da cidade com muitos prédios e esculturas. 


Nela está a Cathedral of St. Bartholomew (Catedral de São Bartolomeu), é uma igreja gótica que provavelmente foi estabelecida junto com a cidade por volta de 1.295. Se tiver com os exercícios em dia poderá subir 301 degraus até a torre, vale muito a pena!! Não deixe também de esfregar a mão no que um dia foi uma escultura com rosto de um anjo, no lado da catedral. Dizem que você deve fazer um pedido, que ele será atendido. 


Saímos um pouco do centro histórico e fomos conhecer o Memorial Patton, dedicado ao exército dos EUA, foi uma das formas que os habitantes de Plzen acharam para agradecer ao general e seus comandantes pela tentativa de evitar que ficassem ao lado leste da Cortina de Ferro.


Lá perto passamos o Shopping Plzen Plaza, claro fomos conhecer, e esperar a chuva passar. Ao lado um centro cultural com 3 prédios Big Theatre, New Theatre👇 e Small Scene. 


Great Synagogue (Grande Sinagoga), segunda maior sinagoga da Europa e a terceira maior do mundo, com uma capacidade de mais de 2.500 adoradores. 


Logo em frente a Smetanovy Sady, uma linda praça que passa por todo centro da cidade. 


Teatro JK Tyl (Teatro Josef Kajetán Tyl), teatro principal da cidade, construído entre 1.899 e 1.902 em estilo neo-renascentista. Todos os anos acontecem diversas estreias, óperas, balé e musicais. 


Americká Bridge, ponte antiga da cidade.


Mlýnská strouha, um belo parque público, localizado no centro, com uma pequena área de água artificial, muito verde, e seu entorno cheio de restaurantes e bares. 


Final da tarde, de trem para Cesky Krumlov.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial