quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

--Stavanger - Preikestolen!

📌NORUEGA📌
NORWAY

Stavanger






É o quarto município mais populoso do país, localizado no sudoeste da Noruega. A região de Stavanger destaca-se pelas atrações cênicas, entre elas o fiorde Lysefjord, a praia de Sola Beach e o mundialmente famoso Preikestolen.
É uma cidade universitária com muitas instituições de ensino superior e pesquisa. Conhecida também como "capital do petróleo", sendo uma das capitais de energia da Europa. 

DIA 1
Outro passeio muito esperado por nós, pois o primeiro foi Norway in a Nutshell, e agora seria Preikestolen, por isso fomos para Stavanger.

Logo pela manhã, da Estação Stavanger Stasjon fomos em direção ao porto. 



Uns 10 minutos depois chegamos ao estaleiro da Tide, no Fiskepiren Terminal. Às 7h30, embarcamos no ferry, compramos as passagens. Sim, ali dentro mesmo tem o bilheteiro, que nos vendeu as passagens do próprio barco para Tau e também do ônibus entre Tau e Preikestolen. Ida e volta.



Viagem rápida de barco e 40 minutos depois, já em Tau, bastou desembarcar e ali estavam os ônibus com destino à Preikestolen. Os horários dos ônibus e ferry são simultâneos.



Mais uns 40 minutos e chegamos na base da trilha, onde tem estacionamentos, banheiros e até um hotel.



Para chegar lá no topo é preciso subir 3,8 km com aproximadamente 270 metros acima do mar, até alcançar os 604 metros. Bom vamos lá!



A trilha no geral é tranquila, e com trechos abertos, mais fechados, íngreme quase sempre, ora caminhos de pedra...



...ora plataformas de madeira como se fossem grandes passarelas. 



Foram 2h30 de caminhada, mas quando chegamos, parecíamos que não estávamos acreditando no que estávamos vendo. Realmente o tempo e o esforço valeram muito a pena!!



Agora uma explicação sobre Preikestolen (que em português significa "Púlpito do Pregador" ou "Púlpito de Rocha" ou ainda “Pedra do Púlpito”) é uma falésia de 604 metros de desnível que se ergue sobre o Fiorde de Lyse, em frente ao platô Kjerag, em Forsand. O topo da falésia é de aproximadamente 25 por 25 metros, quadrado e quase plano. Uma das atrações turísticas mais visitadas do país.



Para voltar foram mais de 2h, muito cansados, mais realizados em poder conhecer algo tão impressionante!

Voltamos para Stavanger no final da tarde, e fomos caminhar pela cidade, mas como era domingo, tudo estava fechado, não tinha como visitar nada.

O que conseguimos ver foi:
St Petrikirke (Igreja de São Pedro). 



Andando pelas ruas da cidade...



...chegamos ao Stavanger City Park, no centro, com um lago cheio de cisnes e patos, bem verde e cheio de lugares para sentar....



... e muitas flores espalhadas, lindo demais!!🌷🌷🌷🌷🌷🌷 



Dentro do parque ainda, à Domkirke (Catedral de Stavanger), mais antiga do país. 



Chegamos ao Valberg Tarnet, é uma antiga torre de fogo, construída em 1.850 a 1.853. Hoje o local abriga o museu dos guardiões e é possível ver a cidade do topo.  



Finalizamos nas ruas na região central.



Voltamos para estação e seguimos viagem para Oslo.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial