sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

--Uyuni - Deserto de Sal



📌UYUNI📌








É uma cidade no departamento de Potosí, capital da província Antonio Quijarro, uma das portas de entrada para o maior deserto de sal do mundo. Uyuni é pequena e não possui tantas atrações turísticas, sendo o deserto o mais famoso.
___

Chegamos na rodoviária de Uyuni que praticamente ficava na rua, vindos de La Paz.


O dia começava a esquentar. Logo que descemos parecia uma cidade do velho oeste americano. Tudo muito diferente. Logo fomos andar pela pequena cidade e comprar nosso passeio para Salar de Uyuni.

Passeio comprado e ainda tínhamos umas horinhas o jeito foi conhecer a cidade. Passamos então pela Escuela Mixta, Plaza Central, monumentos na Avenida Ferroviária e a própria ferroviária.👇


10h30m o tour se iniciava, seguimos para o El Cementerio de Trenes/Cemitério dos Trens, são vagões e esqueletos de locomotivas espalhados e abandonados no chão do planalto. Já se tornou um ponto turístico. Um tempo para conhecer o local.



Seguimos então rumo ao Salar de Uyuni, é o maior e mais alto deserto de sal do mundo com 10.582 km², é também o único ponto natural brilhante que pode ser visto do espaço.


Seguimos mais um pouco e paramos em um hotel de sal para conhecer, é todo decorado com blocos expostos, desde as paredes, mesas, cadeiras... e outros itens. Fantástico!!



Fomos então, para a Isla Del Pescado, é um dos poucos pontos de alta concentração de seres vivos. Que se destacam os cactos com até 10 metros de altura, com mais de 600 anos de idade. 


Almoço no deserto e muito delicioso: quinua, carne de lhama e salada de tomate, com direito a Coca Cola e melancia de sobremesa. 
14h e iríamos seguir adiante, nosso dia foi passear e curtir esse lugar incrível. Pernoitados no Hotel de Sal.

No dia seguinte, acordamos e saímos do hotel para ver o que existia nas redondezas. Praticamente nada. Vimos apenas algumas lhamas e, deserto para todo lado.


Lá pelas 9h demos sequência a nossa viagem. Agora conheceríamos o Deserto da Bolívia. E tanta beleza que não temos palavras para explicar. 😍😍


👉1º Parada: Laguna Blanca (FOTO), sua cor varia entre branco e azul claro, depende do vento, com aproximadamente 6 km de comprimento e 3,5 km de largura. Vimos diversos flamingos também! Uau! Surreal!!😮



👉2º Parada: Deserto de Dalí (FOTO), formações rochosas espalhadas pela areia. Os nativos contam que aqui era a inspiração de Salvador Dalí criar suas telas. 


👉3º Parada: Valle de Rocas (FOTO), formações rochosas em meio ao deserto, resultado da erosão ao longo dos séculos. 


👉4º Parada: Laguna Colorada (FOTO), lagoa de águas vermelhas que varia bastante durante o dia. A cor vermelha acontece devido aos micro-organismos que vivem na água, aqui também possui muitos flamingos.



Um passeio realmente que vale muito a pena!!! Lugar de uma beleza indescritível, só estando lá, para poder sentir e ver o quanto é belo.

Ainda estava escuro quando fomos acordados pelo nosso guia. Não mais que 4h. E pouco depois desse horário, sem termos tomado café da manhã, lá íamos nós em direção aos Geisers👇. 
Para que se possa aproveitar, é preciso chegar bem cedo, com o nascer do dia. E foi o que aconteceu. O dia estava nascendo e lá estávamos nesse lugar totalmente diferente. E que lugar! É magnífico! Jatos de vapor quente saindo do interior da terra. Estava muito frio. Aquele cheirinho de enxofre no ar. Muita água misturada a produtos químicos oriundos da própria terra formando muitas poças e pequenos bolsões. Olha, é realmente uma cena maravilhosa!



Depois seguimos para as Termas de Polques, Termas de Chalviri ou Águas Termales👇, são águas termais que chegam a uma temperatura de 30ºC com uma pequena piscina artificial. É recomendado ficar no máximo 20 minutos e evitar se movimentar muito, pois a água quente e a altitude baixa, e podem causar desmaios.  


Seguimos para Laguna Verde👇, possui essa cor verde esmeralda, dependendo do tempo. A água possui uma temperatura que chega à -20ºC, sem congelar.😲 Ao fundo o Vulcão Lincancabur, símbolo da região.


Dali fomos até a fronteira👇, com o Chile em uma viagem de mais 1h. De lá íamos em nosso caminho de volta a Uyuni.
Viagem longa com o deserto como paisagem. Lindo. Às vezes o sol “dava às caras”, mas por pouco tempo.


Às 13h paramos em um pequeno vilarejo para almoçar. Tivemos tempo após o almoço para caminhar pelo vilarejo e lá pelas 14h, continuamos nossa jornada.
15h30m mais ou menos e demos uma rápida parada em um local com muitas formações rochosas👇. Super interessante!!!


Chegamos em Uyuni logo depois das 18h30m. Jantamos e embarcamos para Oruro.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial