sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

--Montevidéu



📌MONTEVIDÉU📌







Capital do país e lar de quase metade da população do Uruguai, Montevidéu é um lugar vibrante e eclético, com uma rica vida cultural. Estendendo-se 20 km de leste a oeste, a cidade tem muitas faces, do porto industrial ao subúrbio exclusivo de Carrasco, perto da praia, perto do aeroporto. Na histórica área comercial do centro da cidade, os edifícios art déco e neoclássicos disputam espaço ao lado de arranha-céus sujos e desgastados, enquanto a sudeste os shoppings e arranha-céus modernos de comunidades litorâneas, como Punta Carretas e Pocitos. 
___

DIA 1  
Aproximadamente 9h30, chegamos para conhecer Montevidéu. Por ser uma cidade plana, seria fácil para caminhar pelas ruas e avenidas movimentadas. Saindo do hotel, seguimos até a Av. 18 de Julio. Ali chegando, rumamos para a direita, para conhecer a Plaza Cagancha.👇 


Prédios antigos e muitas galerias, pequenas lojas de lembrancinhas, lojas de roupas, calçados, doces e principalmente alfajores! 
Seguimos para o Palácio de los Tribunales. Retornando a Av. 18 de Julio e seguindo para a Plaza Ingeniero Juan P. Fabini👇. Ali, no subsolo, fica o centro municipal de exposições. Essa praça é linda, com muitas flores, uma grande fonte em estilo grego e vários chafarizes ao longo de sua extensão. Na avenida, os bares colocam suas mesas com cadeiras para os frequentadores do lado de fora, proporcionando algo muito prazeroso. 


Seguindo pela Av. 18 de Julio para a Plaza Independência, limite entre a Cidade Velha e a área central, que antigamente se conhecia como Cidade Nova. Bem no centro da praça encontra-se a grande estátua de José Gervásio Artigas; o Uruguai valoriza muito os combatentes de guerra que lutaram para a independência do país. Na maioria dos locais vemos algo que nos remete a isto. 


Na esquina desta praça, do outro lado da rua há o Teatro Solis, muito simples, porém imponente. Lindo! Rodeada por belos e antigos edifícios, que sem dúvida, valem ser apreciados. 


Esta região já se encontra perto do porto e é bem movimentada. E é nessa praça que está um enorme monumento, chamado Puerta de La Ciudadela, em português Porta da Cidadela, simboliza o muro espanhol e a entrada para antiga cidadela, que corresponde atualmente à Ciudad Vieja, o bairro mais antigo da cidade.



Continuando, então, caminhando. Daí, pela Peatonal Sarandi, que é um calçadão para pedestres. Muita gente, lojas variadas, cafés, bares, etc. 



Depois do almoço fomos conhecer o Puerto de Montevideo👇, bem pertinho dali. Seguimos andando até chegar ao porto, que fica situado num local conhecido como Ciudad Vieja. 


No porto, nada mais natural do que monumentos em homenagem aos combatentes. Neste caso, o homenageado através de uma grande estátua foi Garibaldi👇, que foi chefe das forças navais de 1842 a 1848! Essa estátua fica na Plaza Manuel Herrera y Obes. É de se imaginar que como todo porto, a região é um pouco depreciada e não tão bem cuidada, se comparada a beleza de outras como o centro. 


Mercado Del Puerto, algo como o mercado municipal de São Paulo. Não havia muito movimento, mas deu para conhecer. Depois, o retorno ao hotel, pois aconteceria um city tour as 14h. 


O ônibus seguiu pela Av. 18 de Julio, a principal de Montevidéu. Essa data é muito importante para o Brasil. Olha aqui os fatos históricos: 1824 – os primeiros alemães chegam para colonizar o Rio Grande do Sul; 1841 – D. Pedro II coroado Imperador; 1971 – última partida de Pelé; 1968 – fundação da Intel nos EUA; 1918 – nascimento de Nelson Mandela na África do Sul; e para o Uruguai em 1930 é declarada a constituição uruguaia! 

Começamos o passeio pelo Palácio Legislativo👇, situado na Plaza Plebiscito 30/11/1980. É uma magnífica construção, por dentro revestido por mármore e granito. Começou a ser construído em 1908 e teve sua inauguração em 1925, comemorando o centenário da Declaração da Independência Uruguaia. 



A entrada principal é o “vestíbulo de honra”, há grandes quadros nacionais nas paredes e colunas de granito vermelho. 


Após, há o salão dos Passos Perdidos, totalmente revestido de mármores e granitos nacionais que foram extraídos de Maldonado e Canelones, dois municípios/estados próximos a Montevidéu. Este salão divide o prédio, de um lado está a Câmara dos Senadores e de outro a dos Deputados, com lindos vitrais em suas entradas. 


No meio deste salão há um circulo em granito preto e sobre ele estão as Atas originais da declaração da independência. Seguindo, encontramos o salão de festas do palácio. O teto é folhado a ouro! O mobiliário e os lustres foram feitos em bronze e cristal de Murano. 



O chão é coberto com um tapete turco, enorme, feito a mão e sendo uma peça só. Há muitas pinturas de artistas uruguaios retratando as batalhas... Muito rico não só em detalhes, mas também em historia. A Biblioteca é algo para se parar e admirar!!! Segundo o guia, tem mais 250.000 volumes e costuma ficar aberta ao público em horários específicos. 


Passamos pela Torre de Telecomunicações. 


Depois seguimos para o Estádio Centenário e Monumento a La Carreta👇 no Parque J. Batlle e Ordoñhez que ficam bem próximos um do outro. 


Seguimos por diversos bairros, admirando belas casas com seus maravilhosos jardins. Descemos na Plaza De La Armada👇. Um local muito bonito, no bairro Buceo repleto de árvores, palmeiras imperiais, com avenidas largas, grandes casas com jardins exuberantes e muitos prédios modernos.





Neste bairro nobre está o Montevideo Shopping, o WTC Montevideo e WTC Free Zone. Passamos pela Rambla Armênia e retornamos para a região central. Fomos então para a Catedral Metropolitana, na Calle Sarandi. Passamos novamente pela Plaza Matriz com seu artesanato e conhecemos o Templo Inglês. Continuamos pela Calle Sarandi e chegamos a Plaza Independencia, onde já tínhamos estado. Final da tarde e nosso city tour havia terminado. Conhecemos muitos lugares. Durante o passeio ficamos sabendo que na segunda-feira teria outro “city tour”, para a cidade de Colonia Del Sacramento. Como o dia estaria livre, mais um passeio contratado. 

DIA 2
Nesse dia fizemos nosso passeio todo à pé e sem guia, dessa maneira passamos por locais já visitados anteriormente, mas com mais tempo de usufruir de cada lugarzinho. E no final da tarde, fomos presenteados com esse lindo pôr do sol, às margens do Rio da Plata.👇🌝


Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial