sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

--La Paz


📌LA PAZ📌









É a capital mais alta do mundo, situada em média 3.670 metros acima do nível do mar (sua altitude varia de 3.250 a 4.100 metros). Rodeada por montanhas que pertencem à cordilheira dos Andes, a cidade foi erguida dentro de um vale. Hoje ela se espalha até o Altiplano, unindo-se à cidade de El Alto.
Centro econômico e industrial. Grande parte da população trabalha no setor de serviços.
Antigamente, o povo indígena aimará vivia na região de La Paz, que há centenas de anos também já foi um vilarejo inca. Os conquistadores espanhóis fundaram a cidade em 1548 e a governaram até 1825. Naquele ano, a Bolívia se tornou um país independente. La Paz passou a ser sua capital administrativa em 1898. 
___

Estávamos vindo de Puno/Peru, e às 17h30 chegamos a fronteira👇, seguimos para carimbar o passaporte, e dali, a pé mesmo, fomos caminhando para o lado Boliviano para pegar o visto de entrada naquele país. Depois embarcamos no ônibus para La Paz. Perto das 23h, enfim, chegamos. Desembarcamos na rua lateral da rodoviária, debaixo de chuva.


DIA 1 
Logo cedo depois do café, fomos para rodoviária e compramos passagem de ida para Salar de Uyuni.

Aí seguimos para Plaza de los Heroes e Iglesia San Francisco, na Avenida Mariscal Santa Cruz, bem pertinho do hotel onde estávamos hospedados. Daí fomos para a Plaza Murillo, Catedral👇 e Palácio Legislativo. Rumamos para o Cerro Killi Killi, que fica dentro da cidade. Fantástico. Vista de grande parte da cidade. La Paz é uma cidade grande, cravada em um vale com construções que avançam morros acima. Repleta de jardins e praças.



Rumamos para o Cerro Killi Killi, que fica dentro da cidade. Fantástico. Vista de praticamente 360º graus de toda cidade, com entrada gratuita.


Saindo de lá, fomos para a Plaza Tejada Sorzano, Plaza Uyuni, Stadium e dali para o Parque Mirador Laikakota👇. Ah, mas nesse último, ficamos um bom tempo. Adoramos tudo ali!


Resolvemos voltar para perto do hotel, passando pela Plaza Isabela Católica e Plaza Ávora. Em frente a essa, tem um presídio. Seguindo em direção, agora, a Plaza Del Estudiante, passamos pela Plaza Sucre e depois, Avenida 16 de Julio. Linda e até que  movimentada. Ponto turístico, com comércio.


DIA 2 
Acordamos cedo tomamos café e esperamos o guia para fazer o passeio, que seria por Tiwanaku e Pumapunku, a mais ou menos 70 km de distância. 

👉 Primeira parada: Tiwanaku é um sítio arqueológico pré-colombiano, situado próximo ao Lago Titicaca, no município de Tiahuanaco, no departamento de La Paz. É Patrimônio Mundial da Unesco. 


Antes de seguirmos para as ruínas, visitamos o Museo Lítico, onde compramos o ingresso lá mesmo ao descer da van. Não era permitido tirar fotos, então o jeito era apenas observar. Aqui pudemos ver peças milenares em cerâmica e bronze usadas na agricultura e no dia-a-dia, além de vestimentas e armas.

  
Saímos e fomos visitar as ruínas, e o que mais impressiona são o tamanho das pedras que chegam até 40 toneladas, esculpidas pela antiga civilização. A escultura abaixo👇 é o Monólito Ponce ou Estrela 8, possui 3,40 metros de altura e é uma escultura de um único bloco. Existem outras esculturas espalhadas pelo local. 


👉 Segunda parada: Pumapunku - é também um sítio arqueológico, composto de um grande complexo de templos e monumentos. 


Existem blocos com mais de 100 toneladas, cortados sem defeito nenhum, difícil entender como foram feitas há milhares de anos!😮


Lá pelas 14h retornamos numa viagem de 1h. 
Fomos então visitar ao Museo da Coca, o local mostra a história da folha da coca e seus benefícios medicinais. Vale muito a pena!


DIA 3 
Viajamos aproximadamente 30 km de La Paz, para visitar o Chacaltaya, é um Pico da Cordilheira dos Andes de 5.421 m de altitude. Também nesse Pico está a estação de esqui (desativada), de maior altitude do mundo com 5.395 m em relação ao nível do mar.


Depois de muito subir, por uma estrada estreita e íngreme, chegamos a estação de esquiponto final da van. Dali, ainda nos restava uma longa e penosa caminhada até o cume da montanha. Ficamos nesse ponto por alguns minutos e lá fomos nós. Chão coberto pela neve que caia em grande quantidade. Sensacional! 👇👇


Eram de 3 a 5 passos e tinha que parar para descansar. Ar rarefeito. Olha, percorremos a pé pouco mais de 200 metros em aproximadamente 40 minutos. Mas sem dúvida valeu muito a pena. Fantástico!!😉😍

13h e retornamos para La Paz, para agora visitarmos o Valle de La Luna, é uma formação geológica, que tem esse nome devido as formações rochosas.


14h30m e lá estávamos, agora sob sol relativamente forte. Que mudança radical na temperatura. Existe um percurso a seguir que é marcado por trilhas, pontes e placas, tudo muito bem preservado.👇


As formações são compostas, principalmente de argila e arenito. Os cânions foram feitos a partir da erosão persistentes de montanhas e por ventos e chuvas fortes, esculpindo diversos pontos interessantes, para ser observado em um passeio que dura aproximadamente 45 minutos.👇



E seguimos para Uyuni.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial