domingo, 27 de janeiro de 2019

--Fortaleza



📌FORTALEZA📌










Possui quase 600 km de extensão litorânea, onde predominam os mangues, restingas e grandes áreas formadas por dunas. Além de muita praia e sol, tem artesanato de qualidade também. Vamos viajar??

DIA 1 - PRAIA DO FUTURO
Pegamos um táxi do lado do hotel, e fomos conhecer a famosa Praia do Futuro (FOTO), é a praia mais próxima ali no centro de Fortaleza, aproximadamente uns 10 km.


Água limpa e cristalina com muitas ondas grandes, já que os fortes ventos proporcionavam isso. Sol forte! Guarda sol? Nada! Quiosques com cobertura de sapé, proporcionando uma sombra muito mais agradável.
Essa praia é bem diferenciada das outras de Fortaleza. Logo na entrada da praia, ou seja, onde se concentra a maioria de restaurantes, existe um complexo chamado Crocobeach (FOTO). É uma área de lazer e descanso onde existem piscinas, cadeiras, restaurante, banheiros, massagens, ... Clima bem familiar. 


DIA 2 - PORTO DAS DUNAS (BEACH PARK)
Seguimos para o município de Aquiraz, uns 33 km de Fortaleza. Notamos que lá também era um complexo, com o Beach Park (http://www.beachpark.com.br), que é o maior Parque Aquático do Brasil e o segundo maior do mundo. Tudo se concentrava ali e a extensão da praia era enorme. Toda infraestrutura fica em torno do parque, ou seja, não era em toda a extensão da praia que tinha movimento.


A opção foi por não entrar no parque e sim, desfrutar da praia, que aliás, é lindíssima. Nome: Porto das Dunas (FOTO).
Outra praia com uma beleza natural exuberante com uma faixa de areia muito extensa, mar bem agitado e águas claras. Também sem guarda-sol, pois os coqueiros naturais fazem toda a sombra.


DIA 3 - CENTRO (MERCADO CENTRAL)
Hoje nosso passeio não incluía praia e sim andar pelo comércio. Mais um pouco de compras. Seguimos a Avenida Monsenhor Tabosa, onde fica localizado o hotel até a avenida se transformar em uma rua de mão única.  A outra metade era um calçadão com muitos coqueiros, bancos e muitas lojas. Uau! É de enlouquecer! 
Seguimos até o final da rua. Caminha um pouco, vira daqui, vira dali e chegamos à Catedral Metropolitana de Fortaleza (FOTO). Muito bonita e chamativa, construída com estilo eclético e com predominância de elementos góticos, com referência à Catedral de Colônia (Alemanha) e a Catedral de Chartres (França).



Logo ao lado o ponto turístico bem popular, o Mercado Central de Fortaleza (FOTO).



Um mercado com 200 anos de história e hoje conta com 5 pavimentos com mais de 500 boxes onde podemos encontrar: artigos em couro, rendas, bordados, peças de cama, mesa e banho, camisetas, lembrancinhas, artigos para decoração, bijuterias, e claro os produtos regionais: cachaças, licores, castanha, doce de caju e restaurantes com comidas típicas nordestinas.

DIA 4 - PRAIA DA LAGOINHA
Saímos às 7h, pois iríamos para o município de Paraipaba conhecer a Praia da Lagoinha (FOTO) que ficava aproximadamente uns 100 km da capital.


Outro lugar paradisíaco, com areia fina e escura, muitos coqueiros e com lagoas de água doce e um mar com água verdinha. Hummmm!!! Uma delícia. Também com restaurantes, hotéis e até resorts.

DIA 5 - MORRO BRANCO/LAGOA URUAU/CANOA QUEBRADA
Mas uma viagem de aproximadamente 77 km, pois agora nosso destino era o município de Beberibe, com direito a mais praias.
Chegamos e o sol já estava forte. Compramos o passeio de bugg. Nossa, que delícia!!! Muito bom!!
O guia, ou seja, o bugueiro iria nos mostrando e explicando tudo sobre o pequeno município. Nossa primeira parada foi bem no centro da vila, de onde seguiríamos caminhando pelas falésias. O bug nos encontraria lá embaixo na praia.
Nem sabemos o que dizer desse lugar. Simplesmente espetacular, indescritível, cinematográfico, conhecido como “Labirinto das Falésias” (FOTO). São esculturas avermelhadas feitas da erosão da água, ou seja, conforme o mar vai batendo nessas rochas elas vão formando labirintos e cavernas. Nessas paredes coloridas das falésias saem areias de diversas tonalidades.


São dessas areias coloridas que muitos artesãos vivem. Fazem as garrafinhas decorativas,que costumamos ver por toda Fortaleza.
Andando e andando pelas falésias chegamos a Praia do Morro branco (FOTO), onde o bug já nos esperava. Embarcamos e com muita emoção andamos por uma extensa faixa de areia por essa praia maravilhosa.


Mais uma paradinha agora para conhecer a gruta Mãe D’ Água na Praia das Fontes, que além da gruta existem muitas bicas de água doce. Local também onde foi gravada cenas da novela Tropicaliente. E por falar em novela outras produções televisivas foram gravadas nesse paraíso: Final Feliz, minissérie Sansão e Dalila o filme Noviço Rebelde e o programa No Limite.
Depois de conhecida a gruta, voltamos para o bugg e agora um passeio com muita emoção. Não se via mais mar, apenas dunas à perder de vista. Que visual. Chegamos na Lagoa Uruau (FOTO) (linguagem indígena, que significa “cesto grande”).


A lagoa está localizada em meio as dunas de areias virgens, pode-se dizer que o único lugar que se vê água em meio aquele mundaréu de areia. Uma outra paisagem exuberante. Uma parte da lagoa é toda contornada de barracas com mesinhas quase dentro d’água. Ali existe passeios de lancha, jet ski e caiaque.

Voltamos para o bugg que agora nos deixaria em nossa último parada, que seria a famosa Praia de Canoa 
Quebrada (FOTO), uma característica bem diferente das outras praias. Além das dunas e falésias avermelhadas ela fica até 30 metros acima do nível do mar. Para chegar a praia, bugs, ônibus, carros e motos param em cima dessas falésias. Ali existem escadas de madeira para chegar até a praia. Muito legal e diferente!




Primeira curiosidade: esse símbolo de estrela e lua, diz a tradição local, que durante o dia, os franceses trabalhavam duro e, a noite, se entregavam a diversão. Por isso, esculpiram o sol e a lua nas falésias.
Segunda curiosidade: ... vieram empurrando a embarcação, com objetivo de chegar à Aracati, com a informação que tinha um homem conhecido do lugar, chamado Simão. Foram falar com ele e terminaram dando-lhe o barco. Simão trouxe alguns homens para destruir o barco, que quando viram, disseram: “... uma canoa quebrada!” Daí o nome.

DIA 6 - CUMBUCO
A uns 30 km da capital, está a Praia do Cumbuco (FOTO), localizada no município de Caucaia. Outra praia com uma infraestrutura excelente: piscina, tendas com massagens relaxantes, restaurantes, lojas de artesanato...
Mais um lugar maravilhoso. Muito sol, água limpíssima, quente (as vezes fria), alguns coqueiros, dunas de areia, lagoas, ... Considerada uma das melhores praias para prática de esportes do mundo.



DIA 7 - PRAIA DO FUTURO
Passamos o dia na praia do Futuro. A mesma do primeiro dia, pois era a mais próxima. Não podíamos nos atrasar, para ir para o aeroporto.
E foi assim nossa viagem de uma semana ao Ceará. Para quem gosta muito de praia, vale a pena, pois as paisagens naturais são um show!

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial