sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

--Saquisilí


📌SAQUISILÍ📌










Saquisilí é um cantão do Equador localizado na província de Cotopaxi. A capital do cantão é a cidade de Saquisilí.
___


DIA 1
Embarcamos em uma van às 7h30m que nos levou até o Papagayo, onde chegamos 50 minutos depois. É uma pousada rural próxima de Quito. Se juntaram a nós outros turistas e todos embarcamos, agora, em um micro ônibus. Depois de outros 50 minutos de estrada, chegamos à periferia de uma pequena cidade chamada Saquisilí, onde visitamos um grande mercado👇 à céu aberto. Ali as pessoas negociavam animais, comida para esses e algumas mercadorias. Uns 20 minutos depois, de volta ao micro ônibus, seguimos para a região central dessa mesma cidadezinha, onde visitamos outro mercado. 


Uns 20 minutos depois, de volta ao micro ônibus, seguimos para a região central dessa mesma cidadezinha, onde visitamos outro mercado.👇 Mais ou menos 30 minutos depois partimos novamente.


A estrada é muito bonita, com lindíssimas paisagens, atravessando o Canion de Zumbahua. Paramos para tirar fotos.📷📷


Finalmente, perto das 12h, paramos na entrada do parque. Minutos depois chegamos ao mirador que fica na parte de cima do Vulcão Quilotoa.  Ali existem algumas edificações, inclusive o restaurante onde almoçaríamos após o passeio à lagoa. Tinha chovido um pouquinho antes de chegarmos, a névoa era intensa e estava frio.
Sem perder tempo, iniciamos a descida. Dali até a lagoa seriam 3.800 metros de caminhada “morro abaixo”, por um caminho bem difícil de ser percorrido e que duraria 45 minutos.


Pronto! Chegamos a Lagoa Quilotoa, localizada na cratera do extinto vulcão com o mesmo nome, que varia de cor dependendo do sol.


15 minutos depois e montamos na mula que iria nos conduzir “morro acima”. Opa. Claro que a subida assim ficou fácil.😃


DIA 2
Há uns 75 km de Quito, está o Parque Nacional Cotopaxi, com uma área de mais de 33 mil hectares e abrange as províncias de Pichincha, Cotopaxi e Napo, é aqui nesse parque que está localizado o vulcão ativo mais alto do mundo: o Cotopaxi.🌋🌋 Além dele tem cerca de 80 vulcões por todo parque.


9h chegamos à entrada do Parque Nacional Cotopaxi. Pagamos o ingresso e seguimos no micro ônibus por mais uns 30 minutos até um museu. Ali descemos, visitamos e recebemos explicações e orientações. Estava frio e com certeza iria aumentar, uma vez que iríamos subir mais e mais.

Seguimos de micro ônibus mais uma vez e as 11h estávamos no estacionamento à 4.500 metros acima do nível do mar, onde ficou o micro ônibus. O frio era intenso e tinha muita neve no chão. Sensacional!😉⛄



Nesse ponto se iniciou à caminhada montanha acima. Olha, no início até que foi fácil, mas conforme subia, a coisa foi complicando. O ar ficava mais e mais rarefeito. Começou a nevar. Tudo branco. O frio aumentava. Uau! Demais!

Depois de muito tempo caminhando chegamos ao refúgio P. José Ribas de Reina S. J, à 4.810 metros de altitude acima do nível do mar. Alto não!? Mas não é o ponto mais alto. O topo do Cotopaxi está a 5.897 metros acima do nível do mar.

Essa é uma construção de 2 pavimentos. A parte inferior dedicada as refeições com mesas e bancos, e a parte superior alojamento.

Era 12h. Estava hiper frio. Muita neve no chão e muita que caia.👇 


Mais ou menos 13h30min e iniciamos a descida do refúgio até o estacionamento. Se para subir demorou bastante, a descida foi super rápida. No estacionamento, já não nevava mais e os guias aguardavam com as bicicletas já preparadas para percurso até a Laguna Limpiopungo👇. Tudo pronto. Partimos. Não há necessidade de ficar pedalando, já que o caminho é montanha abaixo. Um caminho lindo. Uma descida e tanto. Demais esse passeio!!😉😊


Iniciamos o caminho de volta. Chegamos em Quito já no início da noite debaixo de chuva.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial