sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

--Marrakesh

📌MARRAKESH📌

País africano situado no extremo noroeste do continente, o território limita-se ao Norte com a Espanha através do estreito de Gilbraltar, além do mar mediterrâneo.
É caracterizado por um interior montanhoso com grandes extensões de deserto e um longo litoral.
A maioria dos marroquinos seguem a religião islâmica. Podemos dizer que conhecer esse país foi experiência maravilhosa e muito diferente!

DIA 1
Chegamos e fomos jantar na Praça Jemma el-Fnaa e em uma das tantas barracas👇 do local, experimentamos Tajine de carne (cozido de legumes, geralmente com carne). Aprovado!!👌😋

DIA 2
Compramos o pacote 3 dias para o deserto, ali mesmo no hotel. Depois saímos para conhecer a cidade. Fomos para Praça da noite anterior - Jemma
el-Fnaa.👇 Situada na parte histórica a almedina (cidade antiga), está inscrita na lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde 2008. É nessa praça que ficam os encantadores de serpentes 🐍🐍, acrobatas, faquires, engolidores de espadas, curandeiros, músicos, dançarinos, contadores de histórias.

Seguimos rumo ao La Menara Gardens - Jardins de Menara, é um parque e conjunto de hortas, localizado à oeste do centro de Marrakesh. O pavilhão e o lago artificial são rodeados por pomares e oliveiras. Funcionamento das 8h às 17h.

Depois fomos para Gare de Marrakech👇 (estação de trem), comprar passagens. Que construção belíssima!!

Seguimos pela Av. Mohammed VI👇, principal via da cidade, com muitos complexos residenciais e hotéis de luxo.

Chegamos ao Palácio do Congresso, até...

...Jardin El Harti, mais um belo parque da cidade.

E enfim o Jardin Majorelle, é um Jardim Botânico, inspirado nos jardins islâmicos, onde também existe um Museu da cultura berbere (povos do norte da África que falam línguas berberes). O lugar ocupa uma área de 8 mil m² com 3 mil espécies botânicas.

Entre um local e outro, passamos por diversos locais, vamos colocando as fotos na sequência.

Jardin Princesse...

...Biblioteca Municipal

... e Da Koutoubia, cartão postal da cidade. É uma mesquita que preserva os costumes religiosos e somente os muçulmanos podem entrar. E nenhuma construção pode ser mais alta que ela.

DIA 3 - Deserto do Saara
Logo cedo partimos de vans da Praça Jemma el-Fnaa, para o Deserto do Saara, conhecido como o mais quente deserto do mundo e o terceiro maior da Terra. No trajeto uma parada para apreciar um belo e verde vale..👇

Já estávamos próximos das Montanhas do Atlas. E não demorou muito para começarmos a ver essas formações, com neve👇 no cume.😮

Já em outro ponto da estrada, com altitude de 2.160 m, mais uma parada. Ali estava frio. Logo seguimos novamente. Entre 12h e 14h almoçamos em Ait Bem Haddour👇, onde há vários anos, foram gravadas cenas para o filme Lawrence da Arábia. Claro, tivemos tempo para conhecer o local, localizado às margens de um rio e com casas rebocadas com barro e todas da cor marrom.

No caminho passamos por Ourzazate👇, cidade apelidada popularmente como "porta do deserto". Ali muitos filmes são produzidos. É um pólo cinematográfico! 📹
Direto para hotel, onde pernoitamos.

DIA 4
Ás 8h saímos rumo ao deserto. Amanheceu nublado e com frio. Seguimos caminho e paramos na cidade de Skoura👇, é uma comuna rural, situado num oásis, lá conhecemos plantações junto a cidade e após percorrermos as estreitas ruelas, entramos em uma das casas. Ali vimos como se faz tapetes.

De volta a van, seguimos caminho e chegamos a Dades Todra, debaixo de uma leve garoa. O frio continuava. É um vale com um riozinho e a estrada.

Depois de uns 30 minutos por ali, retornamos nessa estrada e logo paramos para almoçar. Logo depois seguimos rumo ao deserto. A van parou na cidade de Tinghir, para comprarmos mantimentos, para quem achasse necessário. Essa seria a última parada antes de chegarmos ao Deserto do Saara.

Chegando lá no final da tarde pegamos os dromedários, para 1h30min de percurso no deserto até as tendas onde passaríamos a noite. O frio era grande. Frio no deserto!? Sim, sim. Quem poderia imaginar! Chegamos era noite.

As paisagens no caminho eram uma mais linda que a outra, uma imensidão sem fim de areia!!

Quando chegamos nas tendas já foi servido o jantar, e tinha até show dos berberes!

Às 5h acordamos com os Berberes gritando e batucando. Esse era o despertar para todos. Cada um montou em um dromedário👇 e, ainda com o escuro da madrugada, seguimos de volta por 1h30min até chegarmos ao local onde a van nos aguardava. Chegamos em Marrakesh, começo da noite.

DIA 5
Mais um dia de passeio começamos pelo Palácio Bahia, construído no final do século XIX, em estilo árabe-andaluz ou marroquino. Os jardins ocupam uma área de 8 mil m² a as 150 divisões abrem-se para diversos pátios interiores.

Seguimos então para o Palácio Badia👇 que fica ali pertinho, é um palácio em ruínas. Foi construído pelo Sultão Saadiano Ahmed al-Mansur pouco depois de ter subido ao trono.

Visitamos também o Le Minbar. É uma espécie de trono que está dentro de uma das salas do local.

A tarde seguimos para o Cyber Parc👇, um parque público parque com monitores e microcomputadores disponíveis para acesso a internet.

Seguimos então para a Maderssa Ben Youssef👇 é uma escola islâmica anexa à Mesquita de Ben Youssef.

Logo ali também está o Museu de Marrakech👇 situa-se junto à Maderssa Ben Youssef, o seu acervo é constituído pelas coleções particulares do seu fundador, que incluem peças arquealógicas, etnográficas, documentos históricos e arte.