Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 1980

Salto e Itú - SP





                                               SALTO E ITU



SÁBADO

            O que fazer num dia tão bonito?

            Claro, um passeio aqui por perto de Campinas, na parte da tarde. E assim foi feito.

            13h e destino, Salto, distante aproximadamente 40 km de Campinas.   Chegando, direto para conhecer a Praça do Granito. Ali, no topo do morro está à estátua de Nossa Senhora do Monte Serrat, com 30 metros de altura. Do alto, tem-se uma bela vista da região.

            Anexo a esta praça existe o Parque das Lavras. Existem trilhas muito bem cuidadas que conduzem para a Usina de Lavras, junto ao Rio Tietê.

            É uma antiga e desativada usina hidrelétrica, transformada em ponto turístico.

            15h e o passeio ainda incluía outros lugares. Então, na sequência, a região central, próximo ao Rio Tietê. Ali a visita foi à Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, na belíssima praça Cap. Antônio Vieira Tavares ainda com direito ao Monumento a Fundação.

            Depois então, visitar o Memorial do Rio Tietê (foto), que é um museu sobre o rio. Ali está o mapa, da nascente à foz, com descrições de atividades no seu percurso. Existe uma grande área envidraçada de onde se tem visão da cachoeira e da mata ciliar, painéis, monitores de computador e vídeos relatando fatos sobre o rio. Do lado de fora, um belo Mirante. Dali existe uma Ponte Pênsil, que conduz a um local com algumas esculturas em tamanho natural, relacionadas a vida ao longo do rio (índio, bandeirante, padre José de Anchieta e outros).




            Já passava das 16h e agora, era seguir , para Itu, que fica a menos de 10 km pela SP 079 (estrada velha) que liga as duas cidades.

            A cidade é conhecida por possuir coisas de tamanhos grandes. Sim, mas grandes mesmo.

            Chegada ao centro da cidade, mais precisamente na Praça Padre Miguel. Bem movimentada, já com atrações típicas da cidade. E olha aí algumas coisas grandes na praça: semáforo de trânsito, orelhão (foto), ...





            Nessa praça também está localizada a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.

            Finalzinho da tarde e era hora de ir embora. No caminho, prédios muito antigos e conservados, que fazem parte do patrimônio histórico da cidade.

            Ah, mas o passeio ainda reservava uma surpresinha: já à caminho da estrada, outra praça, com muitas barraquinhas e gente por todo lado. Claro, uma parada. Uma rápida olhada e não foi difícil se decidir em comer algo. E foi nessa praça também que enfim, veio o "desfrute" do delicioso e enorme sorvetão no palito. Típico de Itu. Imenso!

            Bem, agora já com o início da noite, realmente só restava retornar à Campinas, já que esse foi apenas um passeio numa bela tarde de Sábado.

            Vale ressaltar, que os gastos aqui se resumiram ao combustível, pedágio na estrada e a alimentação, já que não é cobrada entrada no Memorial do Rio Tietê e demais lugares citados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário