Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 1980

Morungaba


MORUNGABA

SÁBADO
           
Dia de sol, propício para passeios em algum lugar na redondeza.
Saindo de Campinas, o caminho escolhido foi em direção ao distrito de Sousas. Logo cruzando o Rio Atibaia, contornando-se à direita, se tem acesso à margem do rio (FOTO).  



Mas o passeio não era ali.
Então, ao cruzar a ponte, é só contornar à esquerda e seguir em frente através da Rua Treze de Maio, que é asfaltada no início. Mas não demora muito para se atingir estrada de terra. É uma região montanhosa, em meio às fazendas (FOTO). Seguindo em frente, mas sempre que possível, mantendo-se à direita, chega-se ao distrito de Joaquim Egídio. Agora, o destino era Morungaba, através da estrada que passa pelo Pico das Cabras e observatório.



Mais uma vez a estrada se inicia asfaltada em uma parte mais ou menos plana e depois vira terra onde praticamente se inicia a subida. É um percurso muito bonito e tranquilo de se fazer.
Pouco antes de se chegar ao observatório, do lado direito da estrada tem um lugar interessante para se visitar, para quem gosta de trilhas e mirantes. A entrada é paga, mas é baratinho. Vale à pena. Percorrendo as trilhas, chega-se à mirantes de onde é possível avistar ao longe cidades como Itatiba. O visual sempre é lindo.
Existe a possibilidade também de se praticar escalada e rapel em enormes pedras.

Seguindo pela estrada, chega-se ao Mirante de Morungaba. É o ponto alto da estrada e onde existe uma bifurcação, com placa indicativa dos caminhos à seguir. Mas reforço aqui que para chegar à pequena cidade, deve-se manter à direita. A partir desse local, é somente descida.
Como já se aproximava do meio dia, o almoço seria o melhor para o momento até porque, a tarde de sol prometia.
Em uma cidade pequena as opções não são muitas e o centro seria a melhor opção. E foi justamente ali, em frente a Praça João Pessoa onde está a Catedral, o restaurante escolhido. Comida boa e barata.
Após o almoço, foi só atravessar a rua e conhecer a Catedral (FOTO).





Saindo do local, as sombras das árvores foram um convite para um belo descanso em uma dos bancos da praça.
Não demorou muito para bater uma forte vontade de apreciar um sorvetinho.
Estava calor mas descansar um pouco por ali foi muito prazeroso. Porém, os passeios deviam continuar.
O próximo local a ser visitado foi a Gruta de Nossa Senhora de Lordes e na sequência, o Parque Ecológico (FOTO). Local grande, com um belo lago ao centro, churrasqueiras, ponte pênsil, dentre outros atrativos. Não tinha gente. O passeio é bem agradável.




Já no final da tarde, era hora de iniciar o retorno. No caminho ainda restou tempo para visitar o Cruzeiro de Morungaba.
Passeio bem gostoso para um belo dia de sol!
Ah, fica aqui registrado que tal passeio também aconteceu em uma certa ocasião anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário