Páginas

ECUADOR

Quito
Saquisilí

É um dos menores países da América do Sul, e que não faz fronteira com o Brasil. Além do território continental, o país possui também as Ilhas Galápagos, a cerca de 960 km do território continental, sendo o mais próximo daquelas ilhas. Seu território é cortado ao meio pela Linha do Equador. A paisagem é denominada pelos Andes, que atravessam o centro do país no sentido norte-sul, com altitudes que chegam aos 6.310 m no Vulcão Chimborazo.

DIA 1
Começamos nosso passeio pela Mitad del Mundo (FOTO). Lugar grande, mas com poucos turistas, é uma área de propriedade da prefeitura e o local é sede do "Museu Etnográfico Mitad del Mundo", um museu sobre a etnografia indígena do Equador. Tem muita coisa legal para se ver: museus dedicados a vários países do mundo, várias lojinhas de bugigangas, área para exposições e shows, etc.

Mas sem dúvida nenhuma, as duas maiores atrações são as demarcações por onde passa a linha do Equador...

...e a torre aberta a visitação.

vista da Torre.

O dia estava nublado e ventava bastante, então resolvemos visitar o Museo de Sitio Inti-Ñan (FOTO), que fica mais ou menos a 200 metros dali. Já no hemisfério norte. Olha que legal! Não pagamos para entrar. É um museu a céu aberto com peças dos povos antigos da região.

DIA 2
Parque El Alameda (FOTO), no centro da cidade é um espaço verde público, com um pequeno lago, um gramado muito bem cuidado, árvores e um mirador muito bacana.

Ali também está o Observatório Astronômico👇, fechado para visitação.

Em frente a esse parque, na Av. Gran Colombia está o Teatro Capitol, um belíssimo prédio. Depois caminhamos pela Calle Guayaquil. Vimos o Teatrum (FOTO) e a Iglesia de San Agustin.

Subimos pela Calle Chile até chegar à Plaza Grande, com o belo Monumento de la Independência e circundada por maravilhosas construções, como a Catedral Metropolitana de Quito (FOTO), Palácio Arzobispal e Palácio de Carondelet.

Daí, fomos para a Basílica La Merced. Lindíssima. Com muitas peças em ouro e um super altar. Impressionante. Os pontos turísticos são bem próximos um dos outros, então conseguimos fazer tudo à pé.😉

O destino agora foi o Convento e Museo San Francisco, a Iglesia La Compania de Jesus e o belíssimo arco da Calle de La Ronda (FOTO) . Dali pudemos ver o El Panecillo, um parque em um morro, onde no alto existe uma estátua.

Seguimos para a La Basílica (Catedral)👇. Igreja Católica Romana, localizada no centro histórico de Quito. É a maior basílica neogótica das Américas.

Hora de conhecer o Parque Itchimbía (FOTO), no alto de um morro, há 2.910 metros de altura onde é possível ter uma vista de 360º graus da cidade, com estrada gratuita.😉

Mais um parque, agora 👉 Parque El Ejido (FOTO), está situado no centro da cidade, com características típicas do urbanismo europeu, layout assimétrico e caminhos com formas curvas que se encontram em um círculo no centro do terreno. Muito bacana, vale a pena conhecer!

Finalizamos o dia passando pelo Teatro Nacional, a Casa de La Cultura e o Parque El Arbolito. Muito bonito e com várias esculturas a céu aberto.

DIA 3 - Saquisilí
Embarcamos em uma van às 7h30m que nos levou até o Papagayo, onde chegamos 50 minutos depois. É uma pousada rural próxima de Quito. Se juntaram a nós outros turistas e todos embarcamos, agora, em um micro ônibus. Depois de outros 50 minutos de estrada, chegamos à periferia de uma pequena cidade chamada Saquisilí, onde visitamos um grande mercado à céu aberto (FOTO). Ali as pessoas negociavam animais, comida para esses e algumas mercadorias. Uns 20 minutos depois, de volta ao micro ônibus, seguimos para a região central dessa mesma cidadezinha, onde visitamos outro mercado.

Uns 20 minutos depois, de volta ao micro ônibus, seguimos para a região central dessa mesma cidadezinha, onde visitamos outro mercado.👇 Mais ou menos 30 minutos depois partimos novamente.

A estrada é muito bonita, com lindíssimas paisagens, atravessando o Canion de Zumbahua (FOTO). Paramos para tirar fotos.📷📷

Finalmente, perto das 12h, paramos na entrada do parque. Minutos depois chegamos ao mirador que fica na parte de cima do Vulcão Quilotoa.  Ali existem algumas edificações, inclusive o restaurante onde almoçaríamos após o passeio à lagoa. Tinha chovido um pouquinho antes de chegarmos, a névoa era intensa e estava frio.
Sem perder tempo, iniciamos a descida. Dali até a lagoa seriam 3.800 metros de caminhada “morro abaixo”, por um caminho bem difícil de ser percorrido e que duraria 45 minutos.

Pronto! Chegamos a Lagoa Quilotoa (FOTO), localizado na cratera do extinto vulcão com o mesmo nome, que varia de cor dependendo do sol.

15 minutos depois e montamos na mula que iria nos conduzir “morro acima”. Opa. Claro que a subida assim ficou fácil.😃

DIA 4
Há uns 75 km de Quito, está o Parque Nacional Cotopaxi, com uma área de mais de 33 mil hectares e abrange as províncias de Pichincha, Cotopaxi e Napo, é aqui nesse parque que está localizado o vulcão ativo mais alto do mundo: o Cotopaxi.🌋🌋 Além dele tem cerca de 80 vulcões por todo parque.

9h chegamos à entrada do Parque Nacional Cotopaxi. Pagamos o ingresso e seguimos no micro ônibus por mais uns 30 minutos até um museu. Ali descemos, visitamos e recebemos explicações e orientações. Estava frio e com certeza iria aumentar, uma vez que iríamos subir mais e mais.

Seguimos de micro ônibus mais uma vez e as 11h estávamos no estacionamento à 4.500 metros acima do nível do mar, onde ficou o micro ônibus. O frio era intenso e tinha muita neve no chão. Sensacional!😉⛄

Nesse ponto se iniciou à caminhada montanha acima. Olha, no início até que foi fácil, mas conforme subia, a coisa foi complicando. O ar ficava mais e mais rarefeito. Começou a nevar. Tudo branco. O frio aumentava. Uau! Demais!

Depois de muito tempo caminhando chegamos ao refúgio P. José Ribas de Reina S. J, à 4.810 metros de altitude acima do nível do mar. Alto não!? Mas não é o ponto mais alto. O topo do Cotopaxi está a 5.897 metros acima do nível do mar.

Essa é uma construção de 2 pavimentos. A parte inferior dedicada as refeições com mesas e bancos, e a parte superior alojamento.

Era 12h. Estava hiper frio. Muita neve no chão e muita que caia.👇

Mais ou menos 13h30min e iniciamos a descida do refúgio até o estacionamento. Se para subir demorou bastante, a descida foi super rápida. No estacionamento, já não nevava mais e os guias aguardavam com as bicicletas já preparadas para percurso até a Laguna Limpiopungo (FOTO). Tudo pronto. Partimos. Não há necessidade de ficar pedalando, já que o caminho é montanha abaixo. Um caminho lindo. Uma descida e tanto. Demais esse passeio!!😉😊

Iniciamos o caminho de volta. Chegamos em Quito já no início da noite debaixo de chuva.

DIA 5
O sol brilhava logo cedinho, e fomos para o Centro de Arte Contemporâneo. Somente por fora, pois ainda não estava aberto para visitação. Que pena!

Passava um pouco das 9h30min e seguimos pela Av. Diez de Diciembre, por uma caminhada de mais ou menos 2.5 km até o Parque General Julio Andrade (FOTO). Belo e bem cuidado parque, com caixas de som em postes tocando músicas muito agradáveis, árvores e lindo gramado, estátuas de pessoas, etc.

Seguimos pela Av. Diez de Diciembre, passamos pelo Palácio La Circasiana, que estava fechado para reforma. Fomos caminhando, contornamos à direita na Av. General Eloy Alfaro e pronto. Chegamos: Parque La Carolina (FOTO).

Localizado no 💗 financeiro e empresarial da cidade, é uma das áreas recreativas mais importantes da região. Ficamos um bom tempo aqui.

E assim finalizamos nossa trip por esse país que nos surpreendeu demais!!😊😉