Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 1980

Região dos Lagos RJ (Saquarema - Arraial do Cabo - Búzios)


REGIÃO DOS LAGOS

Saquarema
Arraial do Cabo
Búzios




Região dos Lagos classificada como Região da Costa do Sol, dividida em 7 municípios em torno das Lagoas de Araruama e Saquarema, localizado a leste da capital do Rio. Considerada uma das mais belas regiões do litoral fluminense. Nesse região também está localizado uma indústria de Sal, que já representou 80% do sal consumido no país.

DIA 1 - SAQUAREMA
Primeira visita, à Igreja Nossa Senhora de Nazareth (FOTO), um dos cartões postais da cidade, fica no alto de um penhasco à beira-mar, entre a Praia de Itaúna e Lagoa de Saquarema, e pode ser vista de qualquer ponto da cidade. Já na parte de trás existe um cemitério.


Depois, para finalizar o dia, Praia da Vila com esse lindo pôr do sol, local urbano, pertinho de vários loteamentos, com quase 2 km de extensão.


DIA 2 - ARRAIAL DO CABO
Logo pela manhã, passamos pela Lagoa de Saquarema (FOTO), de água salgada, própria para banho, pesca e esportes náuticos. 


Seguimos viagem e paramos agora na Lagoa de Araruama (FOTO), considerada o maior ecossistema lagunar hipersalino (extração de sal), em estado permanente do mundo. E isso acontece pelos seguintes fatores: clima, ventos e contribuição de água doce. 


Já em Arraial do Cabo, na entrada da cidade tem um lindo portal com esse letreiro multicolorido (FOTO) e do lado direito, informações ao turista.


Dia de passear de barco, então fomos para Praia dos Anjos👇, pois ao lado encontra-se o porto, de onde saem todas as embarcações. 


Existem muitas agências que fazem os passeios, cada uma com um tipo de serviço, por isso não deixamos o link aqui.
Além de pagar pelo passeio o turista também terá que pagar uma taxa de embarque no porto.  

1ºParada👉 Praia Pontal do Atalaia, praia muito famosa pela sua escadaria de madeira, mas como estávamos de barco, não chegamos por ela. Simplesmente o Caribe Brasileiro, areia branquinha e fina, cercada por rochas e pelo verde da vegetação, as cores da água transitam entre verde e azul, dependendo de alguns fatores, como: sol, horário, corrente, entre outros.💙💚


2ºParada👉 Gruta Azul (parada apenas para fotos), o trajeto é todo feito em mar aberto, e as formações rochosas é apenas uma das belezas do local. Se tiver sorte é possível avistar golfinhos.🐬


3ºParada👉 Fenda de N.S. Conceição (parada apenas para fotos), segundo moradores a Santa foi encontrada por um pescador na fenda de uma gruta.


4ºParada👉 Praia do Farol (chega-se apenas de barco, e a permanência por tempo limitado), uma das mais belas praias da região dos lagos, e foi classificada pelo INPE, como uma das mais perfeitas praias do país. Água transparente e areia branquinha. O barco para à uns 100 metros da praia, aí quem opta em descer pega um bote e chega até a areia.


5ºParada👉 Bar Flutuante - Praia do Forno, o barco ficou muito tempo parado no bar, e não deu tempo de parar na praia, então não conseguimos conhecer. Mas, claro que voltamos no outro dia. 

DIA 3 - ARRAIAL DO CABO
Mais um dia na cidade. Fomos para o Pontal do Atalaia. Sim, já tínhamos conhecido no dia anterior, no passeio de barco. Mas queríamos curtir um pouco mais e descer aquela famosa escadaria (FOTO). O acesso se dá por um "condomínio", onde pagamos uma taxa para entrar. Estrada de terra não muito boa e bem apertada, não cabem muitos carros, ou seja, se lotar, eles não deixam mais subir, então chegue cedo!





Dentro desse "condomínio", também conhecemos o Mirante do Pontal, onde é possível avistar a Praia Grande e Praia Brava! 


Dali, fomos conhecer a Praia do Forno👇. O acesso se dá por uma trilha meio escondida no final da Praia dos Anjos, logo no começo uma boa subida, mas depois de uma caminhada nos deparamos com esse mirante de tirar o fôlego! ðŸ˜ŽðŸ˜ðŸ˜®ðŸ˜®ðŸ˜®


Finalizando o dia, seguimos para Praia Grande, para ver o pôr do sol👇. Local repleto de restaurantes, lojas e um belo calçadão, inclusive tem até uma estátua em homenagem à atriz Flávia Alessandra. 


DIA 4 - BÚZIOS
Começamos nosso dia na famosa Praia de Geribá (FOTO). Ã“tima estrutura de bares, restaurantes e pizzarias. É bem extensa, com areia branca e muitas ondas. 


Seguindo até o final da praia de Geribá e pegando uma pequena rua meio escondida, chegamos em uma das mais belas praias de Búzios, Praia da Ferradurinha (FOTO), protegida por um grande paredão de rochas, com um mar super tranquilo e sem ondas. Até avistamos tartarugas!!🐢
Não deixe de subir no paredão de pedras, a vista do outro lado do mar é maravilhoso!!😍


Finalzinho da tarde. Decidimos aproveitar para conhecer a Praia de Manguinhos, não é muito famosa, mas tem um belo pôr do sol. O local atrai praticantes de esportes, como windsurf, kitesurf e vela. O local estava praticamente deserto. 


DIA 5 - BÚZIOS
Último dia em Búzios. Infelizmente, chuvoso, não deu praia, mas mesmo assim fomos conhecer algumas. Começamos pela Praia da Tartaruga (FOTO).
Separada por um lindo caminho de pedras, formam-se duas faixas de areia. Conta com uma boa estrutura de quiosques, com um estilo bem rústico.


Seguimos para famosa Rua das Pedras (FOTO), que tem apenas 600 metros de extensão. Em paralelo com a Rua das Pedras está a Praia da Armação, de onde saem os passeios de barcos e escunas.


Seguindo pelo calçadão da praia, chega-se a Orla de Bardot – Calçadão Orla de Bardot (FOTO). Existe uma estátua em homenagem a Brigitte Bardot (ex-atriz, considerada o grande símbolo sexual nos anos 50 e 60 e ativista dos direitos dos animais), pois em algumas visitas pelo Brasil, se hospedava em uma casa na Rua das Pedras, que atualmente é uma pousada e restaurante.    


Fomos para a Praia do Forno (FOTO). Não é uma das mais procuradas pelos turistas, mas tem um mar extremamente tranquilo e transparente e o que chama atenção é a areia cor de rosa, com apenas 50 m de extensão deixando o local super charmoso.


Depois, Praia da Foca (FOTO): pedras e mar, nada de areia. Não é muito conhecida pelos turistas, mas é muito charmosa.


Na estrada, um pouco à frente, existe um mirante: dá pra ver a Praia da Foca e do Forno e do outro lado o mar aberto. 


Dali, visitamos a Praia Brava (FOTO), com faixa de areia bem longa. Existe uma trilha que leva para a Praia Olho de Boi, destinada a prática de naturalismo.


Seguindo mais para o centro fomos até a Praia dos Ossos (FOTO). Não é um lugar bom para banho devido ao tráfego de embarcações, pois saem vários passeios para outras praias.


Praia de João Fernandes. A entrada é muito bonita, tem muitos quiosques e o pessoal fica bem apertado na areia, pois a maré sobe bastante. Seguindo de carro à direita em uma subida, tem um mirante (FOTO) que é possível ver a Praia João Fernandinho. O acesso se faz por uma escadaria e ela é bem mais rústica que a anterior.

   
Seguimos viagem para Teresópolis. (acessem o post👉 http://viajantesdemochila.blogspot.com.br/1980/01/regiao-serrana-rj-teresopolis-petropolis.html)😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário