Páginas

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Piracicaba - SP



🔻PIRACICABA🔻
🐟🐠🐟🐠🐟🐠

Localizada na região Sudeste do país, uma das regiões mais desenvolvidas e ricas do Estado de SP. Famosa pelas "pamonhas de Piracicaba". Muito conhecida também pelo Rio Piracicaba que é o maior afluente em volume de água do Rio Tietê.

DIA 1
Paramos nos arredores do rio e fomos para Engenho Central (FOTO), antigo engenho canavieiro que foi tombado como patrimônio histórico e cultural, servindo hoje como espaço cultural, artístico e recreativo. 
Ali estava acontecendo mais uma edição do famoso Salão Internacional do Humor, que é um importante festival de humor gráfico realizado anualmente e considerado também um dos salões mais importantes do mundo no universo das artes gráficas.



Lá pudemos conferir cartum (narrativa humorística, expressa através da caricatura e normalmente destinada à publicação em jornais e revistas), charge (é uma ilustração cômica que satiriza de forma crítica os acontecimentos sociais e políticos), tiras (são histórias em quadrinhos mais curta, mas com humor. Pode conter linguagem verbal e não verbal) e caricatura (é um desenho de um personagem da vida real, tais como políticos e artistas).

Passeio realizado, o destino era à Rua do Porto (FOTO), logo ali na outra margem do Rio Piracicaba. A travessia pode ser feita pela Ponte Pênsil. Além de ser um local bem famoso existe uma enormidade de restaurantes, sendo o peixe o prato principal.🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠🐠



Chegamos a Ponte Estaiada (apenas para pedestres) que passa sobre o Rio Piracicaba e nos leva até os fundos do Engenho Central. Passamos por ela. Era tanta gente, que a circulação estava difícil.



Fomos visitar o Museu da Água (FOTO), que ocupa uma área de 12 mil metros quadrados, ao lado do salto do Rio Piracicaba, onde funcionou a 1ª Estação de Captação e Bombeamento de Água da cidade. 


Entramos em uma sala onde ficam preservados dois conjuntos de turbina e bomba que serviam para o bombeamento da água do Rio Piracicaba até o centro da cidade.
Daí, o Mirante, onde é possível visualizar o canal de água que produz a cascata (FOTO). Deste local se tem uma visão ampla do Salto do Rio Piracicaba, do Parque do Mirante e parte do Engenho Central.



Curiosidade: Enquanto lava as mãos, o visitante pode observar quanto está gastando. Os lavatórios possuem caixas transparentes com um medidor do volume de água. O mesmo sistema também é utilizado nos vasos sanitários.

Em um dos aquedutos encontram-se três aquários com várias espécies de peixes do Rio Piracicaba. Através de fotos junto dos aquários, o visitante pode identificar os peixes, além de saber os que ainda podem ser encontrados no Rio Piracicaba, assim como as espécies em extinção. 

Finalizando este relato, uma música de Sergio Reis bem conhecida:

O rio de Piracicaba vai jogar água pra fora
Quando chegar a água dos olhos de alguém que chora
La na rua onde eu moro só existe uma nascente
A nascente dos meus olhos já formou água corrente
Pertinho da minha casa já formou uma lagoa
com a lagrima dos meus olhos por causa de uma pessoa
O rio de Piracicaba vai jogar água pra fora
Quando chegar a água dos olhos de alguém que chora
Eu quero apanhar uma rosa, minha mão já não alcança
eu choro desesperado igualzinho a uma criança
duvido alguém que não chore pela dor de uma saudade
quero ver quem que não chora quando amar de verdade
O rio de Piracicaba vai jogar água pra fora
Quando chegar a água dos olhos de alguém que chora
Quando chegar a água dos olhos de alguém que chora



Nenhum comentário:

Postar um comentário