Páginas

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

PERU (Lima-Cusco-Urubamba-Chinchero-Machu Picchu-Puno)

📌PERU📌
Lima
Cusco
Urubamba
Chinchero
Machu Picchu
Puno 



País sul-americano, banhado pelo Oceano Pacífico. Ao longo de sua superfície apresenta uma grande variedade de paisagens como: planícies na costa, picos elevados, Floresta Amazônica, abriga também o maior lago navegável mais alto do mundo, o Titicaca, com 3821 metros de altitude. Um país surpreendente!!😉😉 

DIA 1 - LIMA

Logo no primeiro dia já fomos fazer o city tour, com a empresa👉 Mirabus Perú , existem alguns tipos de passeios, mas optamos o de maior duração, que foi de 3h30.


O dia estava nublado e ameaçava esfriar. Saímos as 14h30m, mas infelizmente ficamos sem tirar fotos 📷📷, desse passeio, pois a máquina pifou!!😭😭
Visitamos a Iglesia San Francisco (entramos com ingresso incluso no tour) e seu mosteiro antigo, com muitas pombas do lado externo. Visitamos a  catacumbas com muito osso humano. Incrível. Lugar super legal.
E apesar de ter tirado poucas fotos, valeu muito a pena!

Praticamente nosso primeiro dia foi para o city tour e depois uma caminhada próxima ao hotel.

DIA 2 - LIMA
Logo pela manhã pegamos um táxi para o Museo de La Imigracion (FOTO), já que era distante de onde estávamos. Entrada franca. Vazio e, sendo assim, excelente para se conhecer com calma e detalhadamente. Lugar excepcional. Muita coisa para ver. Móveis e equipamentos antigos, bonecos de cera muito bem feitos e até um túnel subterrâneo. Saindo dali, logo ao lado, o que chamou a atenção foi prédio dos Bombeiros e em seu interior, veículos antigos. Na sequência seguimos em direção ao Mercado Municipal. No caminho, tomamos Chicha.


Chegamos ao Mercado Municipal (FOTO), que é muito parecido com os existentes nas grandes cidades brasileiras. Mas uma coisa a se comentar e que achamos, digamos diferente, as carnes são expostas sobre balcões, sem nenhum tipo de cuidado, como refrigeração ou tela contra moscas.😨


Saímos do local, e fomos caminhando para a Plaza Itália, onde em frente está a sede da Policia Nacional e algumas igrejas bonitas nas imediações. Seguimos para a Casa de Moneda - Casa da Moeda Nacional (FOTO), entramos gratuitamente, e valeu muito a pena!!


Pertinho dali, o Congresso Nacional (FOTO). Prédio antigo, muito grande e imponente, cercado por grades e vigiado pelos militares. A entrada para turistas não é permitida. Mas mesmo a distância vale a pena ser visitado para fotos.


Já se aproximava do meio dia, decidimos então, seguir em direção ao Parque de La Muralla (FOTO). Local turístico e muito agradável, o parque está localizado entre o Rio Rimac e o centro histórico, ao fundo podemos ver o Cerro San Cristobal, uma colina localizada entre o distrito de Rimac e San Juan de Lurigancho, tivemos informações de ser um local perigoso então não fomos até lá.


Próxima parada Iglesia San Francisco (FOTO), é um conjunto monumental da Basílica e Convento de São Francisco de Lima, sendo também um complexo arquitetônico religioso. Localizado no centro histórico da cidade e declarado Patrimônio Mundial pela Unesco. 


Depois seguimos para Casa de La Literatura e Plaza de Armas. Uau!! que lugar lindo e movimentado. Com direito as famosas vacas da Cow Parade👇. Ficamos encantados.😍


Na avenida Paseo de La Republica tem muitos lugares para visitar, conhecemos tudo caminhando e passamos por: Iglesia de La Merced e chegamos a Plaza San Martin (FOTO). Dali fomos ao Parque Universitário, Palácio de Justicia, Museo de Arte Italiano, Pq Larco Juana de Dammert, Museo de Arte e Plaza Miguel Grau, e por ali ainda conseguimos conhecer o prédio da Defensoria e uma linda igreja.


Bem, já se aproximava das 17h, e iríamos retornar para a Plaza de Armas, lá pegamos um táxi para retornar ao hotel e jantar 
um tradicional lanche de pollo (frango) e chicha (refresco tipicamente peruano feito com milho de cor roxa, fervido com especiarias e frutas e depois adoçado) servido frio ou gelado.

DIA 3 - LIMA
Entre 8h e 8h30m, saímos para os passeios. Nesse dia, escolhemos seguir em sentido oposto ao do dia anterior. Novamente, dia ensolarado.
Fomos ao Parque de Lãs Tradiciones - Parque Tradições, bonito, limpo, e não muito grande.
Depois Parque Pablo Arguedas. No caminho, algumas praças sem muita expressão.
Bem, agora nosso destino era chegar ao famoso Shopping Larco Mar, mas antes, percorrer a avenida junto ao Oceano Pacífico, que a vista sensacional!👇


A região já era bem melhor e conforme caminhávamos em direção ao shopping👇, ia melhorando. Lugares muito bonitos no caminho.
Shopping maravilhoso, encravado na encosta do planalto, à céu aberto, com mais de 80 lojas, vista panorâmica e mais bonita da cidade.


De lá pegamos um táxi e fomos direto para o Museo Del Oro (FOTO), pois tivemos muitas indicações dizendo que valeria muito a visita, então lá fomos nós.
Esse museu é dedicado aos trabalhos realizados com ouro, prata e pedras preciosas durante os períodos pré-incas. Réplicas de objetos como narigueiras, mantos, braceletes e máscaras funerárias são alguns exemplos expostos.

Para ingressos e informações acessem o link 👉 http://www.museoroperu.com.pe/ubicacion.html


Da lá, mais um táxi até Huaca Pucllana é um sítio arqueológico. Só é permitido entrar em uma pequena parte desse local. Considerado um dos mais importantes centro cerimoniais da cultura de povos pré-hispânicos no país, entre os anos 200 a 700 d.C. Sua construção piramidal de 25 metros de altura erguida com adobe (mistura de argila, areia, água e outros componentes naturais), é impressionante!😲


Aproximadamente 16h30m e seguimos rapidamente em direção à costa, pois ainda faltavam alguns locais a serem visitados, incluindo chegar ao Parque Maria Reiche (FOTO), ainda na parte de cima do planalto, mas junto à praia.



Depois de um tempo apreciando o local, resolvemos descer uma enorme escadaria que nos conduziria ao mar. Aproximadamente 17h30m e lá estávamos caminhando sobre a praia de pedras (não é areia) para tocar nas águas do Oceano Pacífico.


Alguns minutos depois, iniciamos a subida da escadaria. Lá na parte de cima conhecemos o Parque El Faro... 👇👇


...Parque Antonio Raimondi (com mais vacas da Cow Parade) 


...e o famoso Parque del Amor. Existem todos esses nomes, mas é como se fosse um único parque na parte de cima do planalto, margeando o penhasco.


Como já passava das 18h e a noite já se aproximava, era hora de ir para o Parque Kennedy, que ficava bem próximo ao hotel. No caminho ainda passamos pelo Malecon de los Franceses, que é um clube encravado num vale. 


DIA 4 - Cusco
Às 4h fomos para o aeroporto, chegamos na cidade e logo pegamos um táxi para região da Plaza de Armas, onde ficaríamos hospedados. No período da manhã, passeamos a pé, pois à tarde, teríamos um city tour, já comprado anteriormente.

Começamos pela Catedral na Plaza de Armas (FOTO), Ã© muito rica em imagens, quadros, ouro e prata, seus detalhes impressionam, garantindo o título de uma das maiores catedrais do mundo.


Centro Histórico 👇, Iglesia San Blas, Museo de Arte Pré Colombiano, ...


As 14h iniciou o city tour, várias paradas, acompanhem!!😉😉 

👉1º parada: Qorikancha (FOTO), um dos mais importantes complexos arqueológicos sagrados do povo inca. Feito de pedras polidas, foi construida pelo imperador inca Pachacuti.


👉2º parada: seguimos de ônibus para Saqsayhuaman (FOTO). Ã‰ uma fortaleza inca, hoje em ruínas, sua construção foi iniciada antes de 1438, pode ser observado apenas 20% do que foi o conjunto arqueológico. De lá pode se ter uma vista panorâmica da cidade de Cusco.


👉3º parada: Q'Enqo (FOTO). Centro arqueológico, localizado no Vale Sagrado dos Incas, presume-se que foi um dos santuários mais importantes da era Inca. Essa pedra ao centro, possivelmente se prostravam os adoradores de Inti ou Deus do Sol e da Deusa Pacha Mama ou Terra. 


👉4º Parada: Puka Pukara (FOTO), local com ruínas militares, este forte e feito de grandes paredes, terraços e escadarias e fazia parte da defesa de Cusco, em particular do Império Inca.


👉5º Parada: Tambomachay (FOTO), Ã© um sitio arqueológico que foi destinado ao culto à água e para que o chefe do Império Inca pudesse descansar. Também denominado "Banhos do Inca".


DIA 5 - Urubamba
Passeio do dia, Vale Sagrado dos Incas (fazem parte Pisac, Machu Picchu e Ollamtaytambo), que sairia às 8h30m. No caminho, que é maravilhoso, paramos em um local onde tinha muita coisa para vender e algumas Ilhamas.👇


Paramos em Pisac (FOTO), está há 33km de Cusco, o seu local arqueológico é um dos mais importantes do Vale Sagrado dos Incas. 



Aqui pudemos caminhar entre as ruínas e apreciar toda essa beleza que não vimos todo dia né!
Quase hora do almoço e chegava a hora de todos desfrutarem de um belo almoço incluso no valor. 


DIA 6 - Urubamba
Cidade pertencente a Região de Cusco, onde paramos para almoçar, delicioso por sinal.😋😋 


Já se passavam das 13h e fomos para Ollantaytambo (FOTO). Ã‰ uma obra monumental da arquitetura incaica, é a única cidade da era Inca ainda habitada. Lugar indescritível!!


DIA 7 - Chinchero
Depois fomos para Chinchero. No caminho, conseguimos ver montanhas com os cumes cobertos de neve. Local bonito também, mas sinceramente, depois de ter visto tão belos lugares, esse ficou um pouco sem graça. Aqui visitamos um local onde peruanas demostram como fazem as suas roupas típicas (FOTO), inclusive com o tingimento de várias cores.



DIA 8 - Machu Picchu
Partimos de trem as 7h40m. A viagem durou 3h40m. O trem percorre um vale, sempre ao lado de um rio. Maravilhoso. Plantação e criação só no vale. Nas montanhas, hiper altas, nada. Até neve no alto de montanha dá pra ver. Chegamos às 11h10m em Águas Calientes (FOTO), que é um vilarejo no vale, quase na base da montanha onde está Machu Picchu.



Saímos da estação e já compramos a passagem de ônibus que nos levaria ao nosso destino (Machu Picchu). São muitos ônibus estacionados que partem a todo instante. Pode-se subir de ônibus em 15 minutos ou a pé em 1h30m. 
Bilhetes e horários acessem o link 👇
https://www.ingressomachupicchu.com/comprar-bilhetes-onibus-aguas-calientes-machu-picchu/

Chegando lá, compramos o ingresso. Informações sobre horários e ingressos acessem o link 👇 
https://www.ingressomachupicchu.com/como-comprar-ingresso-machu-picchu/

Antes de começar nossa caminhada uma breve explicação. Machu Picchu é também chamada de "cidade perdida dos incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, com 2400 metros de altitude.

Começando da parte alta, pois a vista de lá, é realmente surpreendente!


  
Caminhamos por algumas horas sobre essas ruínas e com certeza tiramos muitas fotos, o que não será possível compartilhar tudo aqui!



É muita beleza para nossos olhos!!👀


Até parece uma maquete!😲


Acho que conseguimos andar em quase todos os lugares, então resolvemos encerrar o passeio ali. Pegamos o ônibus e retornamos à Águas Calientes, por onde ainda deu uma rápida voltinha. Voltamos para Cusco e viajamos durante à noite para Puno.

DIA 9 - Puno
O dia estava clareando, quando chegamos, logo desembarcamos e ali mesmo compramos o passeio para a Ilha dos Uros (Lago Titicaca). Era o lugar que queríamos visitar ali na cidade.

8h30m. embarcamos num barco👇, bem diferente até as ilhas.



Primeiramente Ilha dos Uros (FOTO), ilhas artificiais sobre o Lago de Titicaca, que os nativos bolivianos e peruanos, constroem e habitam. A existência do Uros vem desde a era pré-colombiana, quando o povo desenvolveu essa forma de habitação, tendo em vista maior segurança.


Os Uros, ou seja, as embarcações, as casas..., são feitas de totora que é uma planta herbácea aquática, que em uma época do ano solta sua raiz, parecida com um xaxim que flutua. Aí eles amarram diversos blocos desta raiz, formando suas ilhas. Muito interessante todo esse trabalho.
Até experimentamos o totora, falaram que é comestível.

Embarcamos para segunda Ilha 👇. Passeio imperdível pela cidade, não deixem de fazer!! 



Retornamos ao porto às 12h e nos deixaram na rodoviária, pois agora seguiríamos para a Bolívia.

Um comentário: