Páginas

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

PARAGUAI (Asunción - Arégua - Ciudad del Leste)

📌PARAGUAI📌
PARAGUAY

Asunción
Arégua
Ciudad del Este



País pertencente à America do Sul sem acesso direto ao mar, faz fronteira com o Brasil, onde muitos turistas diariamente fazem compras no país, pois os produtos são mais baratos. Mas não é apenas compras para se fazer por lá, existem também ruínas, muita natureza, ecoturismo, esportes náuticos, Catedrais , Palácios, jardins...

DIA 1 - ASUNCIÓN
Chegamos às 5h30 no Paraguai vindos de ônibus de Foz do Iguaçu (relato aqui👇 http://viajantesdemochila.blogspot.com.br/1980/01/foz-do-iguacu-pr.html).
Começamos nossa caminhada pela região de San Roque onde estão concentrados à maior parte dos pontos turísticos. Estación Central del Ferrocarril, inaugurada em 1.864, situada à Calle Eligio Ayala. Em frente está a Plaza Uruguaya.


A famosa Escalinata Antequera, um dos principais símbolos da cidade, desde de 1930. Do alto se tem uma bela vista da capital paraguaia.


Na região da Plaza de La Democracia está o Banco Nacional de Fomento, um edifício em estilo colonial contrastando com o edifício do Banco Sudameris que fica ao lado, todo moderno e espelhado. 


Já na Praça de Los Héroes, o famoso e super visitado, Panteón de Los Héroes - Panteão Nacional dos Heróis (FOTO). Foi construído como templo católico e atualmente cumpre funções religiosas, (Oratório da Virgem de Assunção), protocolares e de homenagem a personagens da história e culturas paraguaias.


Continuando a caminhada passamos por diversos pontos da cidade: Turista Roga, a Casa de Independência e a Galeria Palma, Casa Viola e o Teatro Nacional, Plaza Independência (FOTO), Quartel da Polícia Nacional que durante a guerra serviu de base para tropas brasileira. 


A Iglesia Catedral (FOTO), Universidad Nacional...


...o antigo Congresso Nacional (El Parlamento) ðŸ‘‡


e o moderno Palácio Legislativo (Congresso Nacional).👇 Em uma de suas laterais é possível ver as ruínas do antigo palácio, destruído na época da guerra. Super interessante!


Um pouquinho mais à frente, o Palácio Executivo👇 com seu grande e lindo jardim.


DIA 2 - ASUNCIÓN - ARÉGUA
Jardim Botânico que abriga o Museu da História Natural é aberto ao público é possui museu, herbário, fontes, campo de futebol... incluindo o Zoológico de Asunción, onde alguns animais dividem espaço com as pessoas durante o passeio.


Na sequência, uma caminhada contornando o local até chegar à antiga estação de trem, ali mesmo. Onde se iniciaria o magnífico passeio de Maria Fumaça (FOTO). Duas vezes por mês esse trem movido à lenha sai da Estação do Jardim Botânico até Arégua, cidade colonial vizinha, conhecida pela venda de cerâmica e sede do Ateliê do artista paraguaio German Guggiary. 
Os horários de partidas acontecem às 10h com retorno, às 16h30. Uma ótima opção para quem quer conhecer o Lago Ypacaraí. 

O percurso é de uns 30 km, que demora claro, devido a baixa velocidade do trem. Mesmo antes do embarque, iniciou-se uma encenação teatral que durou a viagem toda. Tinha vários personagens: algumas mulheres e homens vestidos em trajes antigos, o Batman e o Pinguim, por exemplo. Super animado.


O trem passou junto ao Aeropuerto Internacional Silvio Pettirossi, à sede da Conmebol e ao Quartel do Exército. Paisagens bonitas, casas simples, plantações pequenas, fazendas com gado, ...

Fizemos uma parada em Luque, algo que fazia parte da encenação teatral. Próximo das 12h, em Arégua. Estávamos ansiosos para ver o Lago Ypacaraí (FOTO), um dos maiores Lagos do Paraguai e muito popular entre os turistas e habitantes, mas atualmente está poluído com coliformes fecais, matéria orgânica, fósforo e nitrogênio. 



DIA 3 - CIUDAD DEL LESTE
Passada rápida por Ciudad Del Leste, começamos pela Plaza China (FOTO), construída em homenagem a um presidente da China.


Uma caminhada até a Avenida General Bernardino Caballero, Ã  esquerda e seguindo reto em direção ao comércio e Ponte da Amizade (FOTO), no que seria um percurso total de mais ou menos 3 km. É uma bela avenida.


Atravessamos de ônibus a fronteira até Foz do Iguaçu, chegando lá resolvemos pegar outro ônibus e ir até Puerto Iguazu, na Argentina, mais ou menos uns 40 a 50 minutos. Mas teríamos que ser rápidos, pois tínhamos que voltar para pegar nosso voo.

Puerto Iguazu (FOTO) é uma cidade argentina, que faz parte da área urbana da região como Tríplice da Fronteira que engloba também Foz do Iguaçu (Brasil) e Cidade do Leste (Paraguai).

Atravessando o Rio Iguazu pela Ponte Internacional Tancredo Neves e a parada no Centro de Frontera, onde foi necessário carimbar o passaporte e, seguir em frente. Rapidinho lá estávamos. A entrada na cidade se faz pela Avenida Victoria Aguirre, que é a principal da cidade. Descendo por esta, pouco antes de se chegar ao seu final, surge, à direita a Avenida Córdoba. E é justamente nessa região que se encontra o comércio, restaurantes e hotéis. Uma caminhada por ali. 


Como não tínhamos muito tempo, não conseguimos explorar muito a cidade, isso quer dizer que precisamos voltar um dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário